PETRONAS Brasil investe em projetos com foco em educação, arte e preservação ambiental

Força Meninas, MACETE, Orquestra Chiquinha Gonzaga e Inhotim são as instituições patrocinadas pela empresa 

A PETRONAS Petróleo Brasil Ltda. (“PETRONAS Brasil”), subsidiária da multinacional de energia da Malásia, PETRONAS, anuncia patrocínios, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), com investimento total de aproximadamente R$ 2,7 milhões durante um ano.

Apresentações do projeto Força Meninas no IFB, no Gama, no Distrito Federal, em 18 de setembro de 2024. Foto: Andressa Anholete/Divulgação

Um dos programas é a expedição itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, da organização Força Meninas, cujo objetivo é incentivar meninas e adolescentes a explorarem carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, sigla em inglês). Nesta mesma linha, o MACETE é um projeto voltado para a educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Já a Orquestra Chiquinha Gonzaga tem como objetivo fomentar a música junto a meninas de comunidades. Na área de preservação ambiental, o apoio é para o projeto de conservação da biodiversidade brasileira do Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina e o maior Jardim Botânico do Brasil.

“A PETRONAS Brasil acredita que a educação e a inclusão são pilares essenciais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável, além de criar uma sociedade mais inclusiva e equilibrada. Por isso, temos orgulho de apoiar projetos como Força Meninas, MACETE e Orquestra Chiquinha Gonzaga, que promovem o aprendizado e criam oportunidades para que os jovens descubram seu potencial e construam carreiras promissoras”, afirma Suhana Sidik, Head da PETRONAS Brasil.

“A sustentabilidade é outro pilar fundamental para a PETRONAS. Apoiar projetos como o Inhotim confirma nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, e estamos muito entusiasmados em ter um pedaço da Malásia dentro do maior museu a céu aberto da América Latina”, acrescenta a executiva.

 

Expedição itinerante “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro”: promovendo o aprendizado de STEM para meninas por meio de uma expedição nacional

Com foco em estudantes de escolas públicas de 10 a 15 anos, o projeto já alcançou cerca de 15 mil jovens em 10 cidades do Brasil. A próxima parada será em Contagem (MG), em 12 de novembro, com a participação dos colaboradores da PETRONAS Lubrificantes do Brasil (PLB).

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto percorre diversas regiões do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, e passa por outras cidades, como Camaçari (BA), Currais Novos (RN), Barra dos Garças (MT), além de São Paulo (SP) e Contagem (MG).

A carreta itinerante da expedição oferece estações interativas, oficinas e palestras que estimulam a exploração, a autorreflexão e o desenvolvimento de aptidões futuras. Os estudantes também participarão da apresentação da peça de teatro infantil “Uma Janela Para o Mundo”, que retrata histórias inspiradoras de mulheres que transformaram seus ambientes de trabalho pelo estudo.

O foco no aprendizado STEM ecoa o centro de ciências experimental da PETRONAS para crianças e jovens – o Petrosains. Localizado em sua sede em Kuala Lumpur, na Malásia, o Petrosains apresenta cerca de 300 exposições imersivas, criando um ambiente divertido e interativo para aproximadamente 130.000 crianças de 550 escolas anualmente.

Projeto MACETE: unindo Matemática, Arte, Ciência, Empreendedorismo, Tecnologia e Ética

O projeto MACETE (Matemática, Arte, Ciência, Empreendedorismo, Tecnologia e Ética), realizado pelo The Human Project (THP) no nordeste do Brasil, visa aprimorar a Tecnologia Social (TS), integrando conhecimentos das áreas exatas com a criatividade, o empreendedorismo e a expressividade da inovação. A iniciativa promove estudos de STEAM e Empreendedorismo entre grupos historicamente vulneraveis, realizando oficinas para alunos do ensino fundamental e médio.

O MACETE é apoiado pelo Setor de Ciências Naturais de Representação da UNESCO no Brasil, que coopera técnica e institucionalmente com o IPTI.

Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga: capacitação de meninas por meio da educação e das artes

Com a missão de colaborar com ações de equidade de gênero, a Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga é uma ampla iniciativa educacional e artística para as estudantes da rede pública. O projeto oferece formação completa para as participantes, desde oficinas de instrumentos musicais até grandes concertos que acontecem no Brasil e no mundo.

A Orquestra é composta por 50 alunas, entre 13 e 19 anos, e estimula o protagonismo de meninas, jovens e mulheres nas mais variadas atividades da cadeia produtiva da música, gerando impactos concretos para as estudantes, famílias, comunidades e a sociedade.

Na Malásia, a PETRONAS patrocina a Orquestra Filarmônica da Malásia, sediada no Anfiteatro de Concertos PETRONAS há 26 anos, com capacidade para até 920 pessoas por espetáculo. Assim como já acontece no país do sudeste asiático, o objetivo no Brasil é deixar um legado artístico e construir um futuro próspero de profissionais na música.

Inhotim: apoiando a preservação do maior museu a céu aberto e jardim botânico da América Latina

Considerado o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim é um museu e jardim botânico localizado em Brumadinho (MG). O instituto possui a mais importante coleção de arte contemporânea do Hemisfério Sul, além de um extenso conjunto de espécies botânicas nativas e de todos os outros continentes. Devido à relevância do projeto, a PETRONAS Brasil reforçou o grupo de patrocinadores, com o objetivo de ressaltar a importância da preservação de espécies botânicas, assim como apoiar as comunidades locais. Seu alcance é extremamente significativo, tendo recebido mais de 4 milhões de visitantes apenas em 2023. Além disso, mais de 920 mil crianças, jovens e professores já foram beneficiados desde sua criação, em 2006.

A iniciativa possibilitará à PETRONAS Brasil inaugurar o seu Jardim Malaio no Inhotim. O Jardim Temático Pictórico, mais visitado do local, contará com espécies botânicas nativas da Malásia, país sede da PETRONAS. Vale ressaltar que a empresa ajudará as ações do Instituto em sua missão de manter, propagar, estudar e divulgar conhecimentos sobre botânica.

Esse projeto se alinha aos esforços de conservação da PETRONAS junto ao Imbak Canyon, em Sabah, na Malásia. Desde 2010, a empresa tem firmado uma parceria com o Grupo Yayasan Sabah para conservar uma área de proteção florestal no estado. Um dos principais programas financiados pela companhia é o Imbak Canyon Studies Centre (ICSC), uma instalação de 27 hectares dedicada à pesquisa da diversidade da floresta tropical, que oferece um centro para os cientistas estudarem e preservarem o ecossistema único.

A PETRONAS Brasil tem como objetivo promover relações positivas com as comunidades, protegendo e melhorando o bem-estar de seus colaboradores, parceiros e comunidades locais. Os esforços da empresa são orientados por três pilares fundamentais, que são: Potencializando o Conhecimento, Plantando o Amanhã e Elevando Vidas.