Depois de rodar todo o interior do Estado, o ciclo de Congresso Regionais Minaspetro terminou em Juiz de Fora. Para o presidente Rafa Macedo, o saldo foi muito positivo. “Fizemos esse giro olho no olho do revendedor, gerando valor para ele ali na ponta. Estamos vendo a realidade do interior, que é difícil, mas que conseguimos entrar e ajudar um pouco. Ajudar o revendedor a ter orgulho de ser dono de posto, algo que ele tem perdido a cada dia, com cada entidade pública, quase que “cruficicando” o dono do posto. Acho que a gente tem levado essa mensagem e tem conseguido um sucesso legal.”
Reunindo tanto especialistas no setor de combustíveis como experts no mercado de varejo, o encontro serviu aos presentes como um palco de debate sobre como aumentar a lucratividade dos pontos de venda, engajamento de colaboradores e busca por excelência operacional.
Dentre os diversos convidados a palestrar no evento, Thiago Varejo foi um dos destaques, falando sobre como criar o “movimento certo” para atrair clientes e para motivar o time de vendas do posto. “A maioria dos gestores não sabe como contratar, treinar e motivar seus colaboradores, o que acarreta em frustrações. Para mudar isso, os líderes precisam se aprimorar e se posicionar como solução para os problemas diários, em vez de esperar que alguém o faça”.
Como dono de posto, Varejo afirma que os empresários devem priorizar as pessoas, pois elas são a alma do negócio. “Vendas não é sobre dinheiro nem sobre produtos, é sobre gente”, finaliza.
Marcelo Borja, levou ao congresso uma apresentação dividida em três tópicos fundamentais para a gestão de um posto, que são: a estrutura, a gestão de pessoas e o atendimento. “Gerenciar um posto exige entregar o máximo em cada departamento, pois isso vai gerar lucro para o meu negócio. O segundo ponto está voltado aos critérios de seleção para formar um bom corpo de colaboradores. O atendimento, por fim, é o modo como trato meus clientes e o produto que ofereço a eles. Fazer o básico bem feito é o segredo para ser bem sucedido”, disse Borja.
Além das palestras, o Ciclo de Congressos Regionais Minaspetro também reúne empresas ligadas ao mercado, que participam de uma exposição, permitindo que o dono do posto conheça de perto as novidades. Iniciando um processo de aproximação com o mercado de postos, a Fauko Import foi uma dessas empresas.
Segundo Luana Ramos, representante do Departamento Comercial da empresa, o objetivo da Fauko é prover soluções de qualidade para o mercado de abastecimento. “Participar do Minaspetro é uma forma de mostrar um pouco mais do nosso potencial, ampliar o nosso leque. Trouxemos equipamentos para Arla32, e uma bomba para drenagem dos tanques, que atende à Resolução da ANP nº 968.”
No próximo dia 18 de outubro acontece um evento semelhante em Belo Horizonte. “A gente acabava indo para o interior e esquecia o quintal de casa. Então a expectativa é enorme de fazer um evento do mesmo porte que foram no interior, e em 2025 queremos fazer um evento bem maior, o maior evento nacional do ano de combustíveis. A expectativa é muito boa.”