A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comunica que a Petrobrás convocou reunião com a categoria petroleira para a próxima quarta-feira, dia 2, após a greve de advertência de 24 horas, realizada no dia 26 de março. A diretora da FUP, Cibele Vieira, ao reforçar a importância da mobilização, destacou que a reunião agendada pela Petrobrás “é o resultado do poder de luta da categoria e do sucesso da paralisação dos petroleiros do último dia 26”.
A greve de advertência, que teve forte adesão em todo o país, envolveu milhares de trabalhadores das bases da FUP. Em seguida, a federação enviou à empresa um documento solicitando uma reunião com Magda Chambriard, presidente da Petrobrás, para discutir a pauta unificada de reivindicações, que vem sendo um ponto de mobilização entre as duas federações sindicais envolvidas (FUP e Federação Nacional dos Petroleiros – FNP).
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão a defesa do teletrabalho com regras negociadas coletivamente, a oposição à redução da remuneração variável, a recomposição do efetivo de pessoal e a busca por mais segurança no Sistema Petrobrás. Os petroleiros também cobram a criação de um plano de cargos e salários justo e isonômico para todos, além do fim dos equacionamentos da Petros e melhorias nas condições de segurança durante a manutenção e operação da fábrica de fertilizantes do Paraná (Fafen PR).
A diretora da FUP afirmou que “a greve de advertência cumpriu seu objetivo de alertar a alta administração da Petrobrás sobre a importância das negociações coletivas com os sindicatos. Esperamos que esta reunião seja uma oportunidade para discutir e buscar soluções para as questões que têm mobilizado os trabalhadores.”
A FUP reafirma que a categoria continua firme em sua defesa de direitos e que qualquer medida que prejudique os trabalhadores será contestada.
Crédito imagem: Divulgação FUP