FEILUB e LUBESCON: Um panorama completo do setor de lubrificantes

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Expo Dom Pedro, em Campinas, será palco de dois eventos simultâneos e importantes para a indústria de lubrificantes: a III FEILUB – Feira de Negócios de Lubrificantes e Graxas e o IX LUBESCON – Congresso Internacional de Lubrificantes & Graxas. Em entrevista exclusiva, Nilson Morsch, diretor presidente do Simepetro, detalhou as expectativas e os pontos altos que os visitantes e profissionais do setor poderão encontrar.

Nilson Morsch, presidente Simepetro

A expectativa é alta para ambos os eventos, que prometem cobrir toda a cadeia de valor da indústria de lubrificantes, desde fornecedores de matérias-primas e equipamentos até produtores, distribuidores, revendedores e usuários finais. “Estamos abrangendo a cadeia toda, considerando diferentes aspectos”, afirmou Morsch. A FEILUB, com entrada franca, prevê reunir cerca de 30 expositores, incluindo produtores nacionais e internacionais de lubrificantes e graxas, fornecedores de matéria-prima e equipamentos, órgãos governamentais e prestadores de serviços. Paralelamente, o LUBESCON ocupará o auditório para mais de 350 pessoas.

 

O Que Esperar na Feira e no Congresso

Os visitantes da FEILUB terão acesso a um panorama completo do mercado, com a presença de empresas e entidades como a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), o Instituto Jogue Limpo – representando a coleta de embalagens e óleo usado –, além de produtores e fornecedores de equipamentos de laboratório e lubrificação.

Já o LUBESCON trará um line-up de palestrantes de peso. Nomes como o economista Pablo Spyer, o “Tourinho de Ouro”, e o ex-jogador de futebol Diego Ribas farão palestras com sessões de autógrafos. O congresso também contará com a presença internacional de Holly Alfano, CEO da ILMA (Fabricantes Independentes de Lubrificantes nos Estados Unidos, Canadá e México), e Carl Kernizan, representante do NLGI (Instituto Nacional de Graxa Lubrificante), além de Sergio Rebelo, da FactorK. Dois bate-papos estratégicos abordarão temas urgentes: “Distribuição e seus Desafios” e “Qualidade dos Lubrificantes”, um dos problemas latentes do setor. “São dois eventos diferenciados para aprender, fazer networking e negócios e poder encontrar os ‘familiares’ do mercado de lubrificantes”, ressaltou Morsch.

 

Desafios e Avanços do Setor de Lubrificantes

O presidente do Simepetro destacou a importância econômica do setor, que movimenta mais de 1.400.000 m³ de lubrificantes acabados anualmente, gerando empregos e impostos. A demanda por lubrificantes de alta performance é crescente, impulsionada pelo desenvolvimento de motores que buscam menor emissão e maior economia de combustível. “A cada ano temos que desenvolver produtos cada vez melhores, com eficiências produtiva, inovação e visão de cuidados com o meio ambiente”, explicou.

O setor também é pioneiro na economia circular, com mais de 50% dos óleos usados sendo recolhidos e reprocessados para nova utilização na produção de lubrificantes, prática que se estende às embalagens plásticas. Novas demandas, como a inovação, o uso da inteligência artificial nos negócios e a pesquisa e desenvolvimento de lubrificantes e graxas, estão sempre surgindo para manter a indústria na vanguarda.

Questionado sobre a competitividade dos produtos nacionais, Morsch afirmou que o mercado está tecnologicamente mais equilibrado, especialmente com as especificações mínimas definidas pela ANP. Lançamentos de novas especificações, como a API SQ em março deste ano, são acompanhados simultaneamente por grandes e médias companhias, ampliando as alternativas para o consumidor. No entanto, o crescimento do mercado é prejudicado pelo aumento de empresas “produtoras” que não seguem as regras da ANP, representando cerca de 8 a 10% do mercado, o que confunde o consumidor.

 

Foco no Mercado e Oportunidades

No Brasil, os fabricantes de lubrificantes estão mais focados no mercado automotivo, que representa 60% do total. Contudo, há um crescimento de produtores que investem na linha industrial, buscando diversificação e tecnologia em seus produtos. “O que fascina o nosso mercado são as diversas aplicações dos óleos lubrificantes, no qual temos vários produtores especialistas que trabalham em nichos e possuem uma excelente performance”, observou.

Como Participar

Para quem deseja participar do LUBESCON, as inscrições estão no segundo lote e podem ser feitas pelo site www.feilub.com.br. Associados do SIMEPETRO contam com descontos especiais.

Empresas interessadas em expor na FEILUB ainda podem garantir seu espaço. Para informações sobre como se tornar um expositor ou patrocinador, a equipe do SIMEPETRO está disponível pelo telefone 11 3207 0072 ou pelo site www.feilub.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS