Search
Close this search box.

VirtuGNL e Yara Brasil anunciam parceria em logística

A VirtuGNL, referência no setor de logística com foco na descarbonização de frotas, divulgou nesta terça-feira, durante a ROG.e, uma parceria com a Yara Brasil, líder global em nutrição de plantas, para a utilização de caminhões movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito) no processo de logística de distribuição de fertilizantes. A assinatura do contrato conta com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, e representa um avanço importante para a implementação de soluções logísticas sustentáveis na indústria de fertilizantes.

O GNL é obtido através do resfriamento do gás natural à temperatura aproximada de -160 ºC, reduzindo em cerca de 600 vezes o seu volume, viabilizando assim o transporte para longas distâncias, em uma autonomia de cerca de 1200km. O escopo prevê o transporte de 50.000 toneladas de fertilizantes por ano, a partir de janeiro de 2025, utilizando caminhões movidos a GNL reduzindo em 20% as emissões de gases de efeito estufa (CO2) e em 90% a emissão de NOx e SOx (gases nocivos à saúde). A operação será iniciada pelo Maranhão, com previsão de expansão para outros estados.

A VirtuGNL e a Yara Fertilizantes trabalharão juntas para estabelecer um modelo de logística que não apenas atende às demandas de mercado, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental. Esta colaboração reforça o papel crescente das soluções sustentáveis na transformação dos processos logísticos e estabelece um novo padrão para a indústria. “Estamos entusiasmados com essa parceria, a Yara é uma empresa que compartilha nosso compromisso com a descarbonização”, diz José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL. O GNL apresenta custos competitivos, com menor custo de operação, manutenção e armazenagem, além de ganhos de eficiência na combustão quando comparado a outros combustíveis.

A Yara vê a parceria como uma extensão natural de sua estratégia de sustentabilidade e uma forma de acelerar sua agenda de eficiência operacional com baixa emissão. “Estamos felizes em fazer parte desse grande projeto de descarbonização de logística, em linha com nossa ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza. A adoção de uma matriz de transporte mais eficiente, de menor custo e impacto é fundamental para nos tornarmos uma empresa neutra em carbono até 2050” afirma Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil.