Search
Close this search box.

Vibra participa do primeiro dia da ROG.e

A Vibra esteve presente por meio de seus executivos ao primeiro dia da ROG.e, principal evento do setor de óleo e gás, que acontece no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, até o dia 26.

O vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra, Juliano Prado, participou de painel sobre os desafios do downstream na descarbonização da cadeia. O debate focou nos desafios e nas estratégias para reduzir os custos da transição energética e promover a criação de empregos. “O que mais me chama a atenção na Vibra é a nossa dimensão e a forma como trabalhamos, sempre colocando o cliente no centro da nossa jornada. Temos mais de 27 mil clientes em diversos setores, e a Vibra vem se posicionando de maneira forte como uma plataforma de energia. Já investimos 4 bilhões de reais, e após o fechamento [Closing] da aquisição da Comerc, passamos de 7,5 bilhões de reais. Estamos impulsionando não apenas nossos negócios, mas também os de nossos parceiros, afirmou Juliano Prado, vice-presidente de Comercial B2B da Vibra.

Juliano também mostrou o protagonismo da empresa no etanol, um dos combustíveis da transição energética, ao mencionar a Joint Venture com a Copersucar, a Evolua, sinalizando que essa operação já nos posiciona como a maior comercializadora de etanol do Brasil e um dos maiores do mundo. “A Vibra é responsável pela venda de mais de 6 bilhões de litros de etanol via Evolua. Nosso objetivo é promover o etanol em todos os estados do país. Começamos pioneiros trazendo biodiesel do Rio Grande do Sul para Suape, e agora estamos ampliando nossas operações incluindo o etanol na cabotagem. Assim, retiramos caminhões das rodovias e otimizamos a nossa logística”, ressaltou o vice-presidente.

Sobre o desafio de descarbonizar o setor, Juliano Prado ressaltou o papel da companhia nessa trajetória. “A Vibra tem um papel fundamental na descarbonização. Graças à nossa abrangência, presença e atendimento ao cliente, temos a capacidade de contribuir significativamente para esse processo”, reforçou. Estiveram presentes ao debate Marcelo Araújo, diretor executivo Corporativo e de Participações da Ultra e William França da Silva, diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras.

O executivo Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, atuou como moderador em painel sobre o futuro da demanda de combustíveis para mobilidade na transição energética. “Quando se fala de descarbonização, o mundo é um grande condomínio, e todos precisam fazer a sua parte. O setor aéreo é um dos mais desafiadores nesse processo, mas estamos avançando. A Vibra é líder na aviação, atendendo 6 de cada 10 voos, e nossos times de logística trabalham incansavelmente para garantir que todos os produtos cheguem aos seus destinos com os custos mais baixos possíveis.”, afirmou Marcelo Bragança. Participaram da palestra Heloisa Esteves, diretora de estudos de petróleo, gás natural e biocombustíveis na EPE, Jurema Monteiro, presidente da ABEAR e Richele Cabral, diretora da Semove.

No novo espaço do evento, o IUP – Innovations Connections, dedicado à inovação do setor, o diretor de Inovação da Vibra, Renato Vieira, atuou como mediador de um debate sobre CVCs e VC’s e o fomento ao desenvolvimento de startups. Ele ressaltou o protagonismo do Brasil para a inovação no setor de energia e a importância desses investimentos para o desenvolvimento do mercado.

O CEO da companhia, Ernesto Pousada, compareceu, na manhã desta segunda-feira, à cerimônia de abertura do evento, em que autoridades, dentre elas o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmaram o compromisso do Brasil com a transição energética.

Nesta terça-feira (24), a vice-presidente de energias renováveis da Vibra, Clarissa Sadock, estará no painel “Transição Energética: Discutir como vencer os desafios de implementar as infraestruturas elétricas e de transporte de moléculas”, às 16h30, no palco Petrobras 2. Também estarão presentes Italo Freitas, vice-presidente de Comercialização da Eletrobras, Mauro Andrade, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo e Pascal de Buck, CEO Fluxyx.