Se há um nicho a ser investido nas lojas de conveniência é o food service. Esses espaços são ideais para a venda de alimentos prontos e um ponto observado está no aumento do consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis.
Na NACS Show 2023 o produto mais em evidência foi o isotônico, sendo apresentada uma grande variedade de marcas e sabores dessa bebida que é bastante consumida por praticantes de esportes. Só por essa observação, dá para perceber o perfil do público que tem frequentado as conveniências dos Estados Unidos. E não é diferente no Brasil.
O estilo de vida mais saudável tem feito com que esse nicho no mercado de alimentação cresça em média 12,3% ao ano, de acordo com análise do Brasil Food Trends. A busca por alimentos orgânicos, por exemplo, gerou um lucro de R$ 5,8 bilhões em 2020. E esse número só tende a crescer.
O que vender na conveniência
Alimentos pré-prontos já embalados (de preferência em recipientes eco-friendly) e de consumo imediato são os mais procurados. Não podemos esquecer que o cliente base da conveniência é o cliente de passagem, que utiliza o método grab and go ou em bom português, “pegue e leve”.
Seguindo a linha da alimentação saudável, vale ter nas prateleiras refrigeradas frutas já fatiadas, saladas, sucos naturais e porque não isotônicos também? Principalmente se a conveniência ficar localizada perto de academias e centros esportivos.
Também é uma boa ideia investir em produtos sem glúten, já que a padaria é o setor mais comum das conveniências brasileiras. Os veganos e vegetarianos também merecem uma atenção especial, esse nicho comporta 14% da população do país.
E não custa reforçar que todo cuidado no manuseio de alimentos deve ser prioridade, seguindo as regras da Vigilância Sanitária. Agora é observar como o food service vai desenvolver em 2024. E sabe onde você pode saber muito mais sobre esse assunto? No Fórum Internacional. Acesse o nosso site e faça sua inscrição para o maior evento de combustíveis e conveniência da América Latina. Na ExpoPostos & Conveniência 2024 você vai ver de perto marcas e novidades no mercado de alimentação e no Fórum vai ter a oportunidade de ouvir especialistas na área. Em breve teremos mais informações fresquinhas, então continue acessando a Newsletter.