Sem necessidade de quebra de pista, o sistema DOPA é aplicado com interferência mínima no posto de abastecimento, garantindo a continuidade das operações
Detectar problemas no tanque antes que aconteça um vazamento e ainda garantir sobrevida do equipamento. Essas são algumas das garantias atribuídas ao sistema de revestimento desenvolvido pela Wolftank Latinoamérica, denominado DOPA. Em visita ao Brasil, o CEO da empresa Matteo Ciarapica, explica que embora ela seja inovadora no Brasil, a tecnologia é utilizada em mais de 40 mil postos no mundo.
“Desenvolvemos essa tecnologia há mais de 30 anos. Então, é nova aqui no mercado, mas a gente tem mais de 40 mil postos no mundo. É uma tecnologia muito consolidada e sabemos que realmente funciona.”
O DOPA é um sistema de revestimento que cria um espaço intersticial monitorado continuamente por meio de aplicação de vácuo. Dessa forma ele aumenta a segurança contra vazamentos e reduz o impacto ambiental. A tecnologia mistura resinas epóxi de alto desempenho, com uma lâmina de alumínio patenteada, que permite ser criado um espaço monitorado.
Imagem com detalhe das camadas que compõem o sistema DOPA
“Desse modo, aplico uma camada de resina, por cima dessa camada, coloco essa lâmina de alumínio, que é ondulada, como se fosse uma micro caixa de ovo, com vários picos e vales. Ela permite que eu tenha um espaço ali que fique totalmente comunicado no tanque. Por cima disso vem outra camada de resina que vai selar todo esse processo”, explica Ciarapica.
O executivo enfatiza que, ao contrário das tecnologias de hoje, que existem nos tanques subterrâneos, o DOPA monitora o tanque ativamente , ela não é passiva. “Não preciso que chegue um vazamento no sensor para que avise que tem uma falha no sistema. A partir do momento que eu perco o vácuo, identifico uma falha no sistema que tem que ser verificada. É um monitoramento no produto 24 horas por dia”, afirma.
Outro ponto de destaque dessa tecnologia é a sobrevida que dá ao posto. Matteo conta que a Prefeitura de Belo Horizonte, MG, soltou uma resolução em que todos os tanques com mais de 25 anos têm que ser trocados. Se aplicar o DOPA , ele automaticamente pode ficar por mais 25 anos. Apesar disso, nem todos os estados possuem uma legislação que reconheça essa modernização, já que órgãos ambientais atuam de forma isolada.
Imagem que mostra a facilidade de aplicação das resinas
“O mais impressionante é que se trata de uma tecnologia muito simples. A beleza dela está na simplicidade. É uma espessura muito fina mas com resinas de alto desempenho que são consagradas na utilização por vários anos. A tecnologia dessa lâmina garante que o sistema seja eficaz na detecção de vazamento. E a grande vantagem é justamente essa, poder fazer em um ou mais tanques de uma vez, mas com o mínimo de interferência no ponto de venda, ou seja, sem precisar quebrar a pista para ser aplicada”, conclui.