O escritor passou 100 dias nos Estados Unidos para estudar o mercado varejista da maior potência econômica do mundo
Durante a 21ª edição da ExpoPostos, o mestre em psicologia Roberto James fez o lançamento do seu segundo livro para os visitantes da feira. Intitulado “Vivendo o varejo americano: uma viagem no coração do consumo”, o autor compartilha sua jornada de 100 dias pelos Estados Unidos, onde decidiu estudar o funcionamento do varejo em uma das maiores economias do mundo.
Considerado o principal ícone do varejo mundial, os Estados Unidos serviram como palco de estudo para o mais novo livro de Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento humano. O autor viajou durante 100 dias, desbravando as mais variadas regiões do país, para entender o consumismo americano, e como seu comércio varejista continua servindo de modelo para o resto do mundo. “Na ocasião, visitamos postos, mercados, farmácias, lojas de conveniência, e diversos outros estabelecimentos de varejo, nas grandes e pequenas cidades”, observa Roberto
No livro, Roberto analisa, de forma detalhada, a forma que a cultura local influencia o varejo, seja pelos hábitos de compra dos consumidores ou pelas preferências por produtos e serviços específicos. “Uma das observações que fiz é do quanto o consumidor americano valoriza a praticidade e a rapidez. Isso faz do autoatendimento, por exemplo, uma necessidade em diversos setores do varejo, de supermercados a lojas de conveniência. E a tecnologia desempenha um papel fundamental neste sentido”, afirma.
Em se tratando de tecnologia, o livro descreve como a Inteligência Artificial (IA) faz parte da revolução constante do setor, oferecendo, por exemplo, novas formas de conexão com o cliente – inclusive com os das gerações mais novas –, personalizando a experiência de compra e otimizando as operações.
“A naturalidade deste estudo pode proporcionar uma visão ímpar para o entendimento do varejo e de seus desafios de forma prática e vivenciada. Este livro serve como um guia de avanços, tendências e novos olhares que todo varejista precisa saber”, conclui James.
Segundo o autor, o cenário do varejo no Brasil também está em evolução. Em 2024, o setor apresenta números animadores. Dados do estudo mensal feito pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) demonstram que, devido à redução da inflação, o setor tem mostrado progressos em relação ao ano passado. No varejo restrito, que não inclui veículos e materiais de construção, o crescimento foi de 2,1% de abril a junho de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
A crescente demanda por inovação e adaptação no varejo brasileiro, refletida no avanço contínuo do setor, evidencia a relevância e a aplicabilidade das observações e análises de Roberto James. Seu livro, além de oferecer insights sobre o varejo americano, proporciona uma base sólida para a adaptação e crescimento das estratégias de varejo em mercados diversos, como o brasileiro.