Search
Close this search box.

Case de economia circular do óleo lubrificante usado e contaminado é destaque na FENABRAVE 2024

Nos dias 21 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, acontece o 32º Congresso & ExpoFenabrave. Realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o evento reúne diversos representantes do setor automobilístico e se coloca como um centro de aquisição de conteúdo e também como um polo gerador de negócios e soluções para os concessionários e fornecedores do setor. Como a maior geração de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC, está presente no segmento alvo do evento, a Lwart Soluções Ambientais estará presente para promover uma maior conscientização sobre o descarte correto do resíduo para as empresas.

Empresa 100% brasileira, a Lwart traz para a FENABRAVE o case da economia circular do OLUC, um resíduo perigoso e altamente poluente caso descartado de forma incorreta. A Lwart é a única rerrefinadora da América Latina a produzir, a partir do rerrefino do OLUC, óleos básicos do Grupo II, com altíssimo grau de pureza e qualidade.

A Lwart também é a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta de OLUC, com a maior abrangência no território brasileiro, o que inclui um importante número de concessionárias parceiras da empresa, que também estarão presentes na FENABRAVE. A importância da capilaridade da companhia na coleta é reflexo do poder contaminante do OLUC, de acordo com a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, um impacto significativo para o meio ambiente e para a saúde, por conta do alto poder de contaminação do solo, da água e do ar.

“A Lwart estará na FENABRAVE mostrando sua expertise em transformar o óleo usado em óleo básico puro de novo, sendo um exemplo de economia circular e mostrando o impacto positivo na sustentabilidade. Nossos números referenciam os benefícios que a circularidade do OLUC promove ao meio ambiente. Em 2023, produzimos 176 milhões de litros de óleos básicos GII, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior, sendo esta a maior marca registrada pela empresa, que é detentora de 44,9% de participação no mercado de básicos entre os rerrefinadores, de acordo com a ANP”, comenta Rodrigo Maia, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

O montante produzido pela empresa tem como origem os 222 milhões de litros de OLUC coletados em 2023, outro recorde da Lwart que, na prática, significa retirar de circulação um resíduo perigoso, altamente poluente e reinseri-lo na cadeia produtiva, agregando valor e suprindo a necessidade do mercado nacional, que ainda depende de importação. A Lwart Soluções Ambientais ampliou em 19% o volume de OLUC coletado em relação a 2022, graças ao crescimento nas operações de coleta em 2023.

Vale destacar que o rerrefino é responsável por evitar parte da importação desse óleo mineral, garantindo anualmente uma economia de divisas ao Brasil, fortalecendo a indústria de transformação brasileira, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, conclui Maia

Regulamentação

A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

Serviços:

Evento: 32ª edição do Congresso & ExpoFenabrave

Datas: 21 e 22, de agosto de 2024

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Estande Lwart: H60

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).