No próximo dia 07 de agosto, em Salvador, a YPF Brasil lança sua nova linha de lubrificantes para motocicletas: RÖD. Com produtos formulados a partir de bases sintéticas e/ou minerais, somados a aditivos multifuncionais modernos, voltada especialmente para motores de 4 tempos, a linha chega para suceder a atual marca “Elaion Moto”.
O segmento RÖD foi projetado para cumprir às demandas de diferentes fabricantes de motocicletas, abrangendo diferentes viscosidades e atendendo os intervalos de troca recomendados por cada um deles. A linha fornece os níveis de qualidade API SL à API SN, que entrega alto desempenho ao motor; e também seguem o padrão JASO T903 MA/MA2, cobrindo 100% do range de durabilidade e desempenho da embreagem.
Os produtos RÖD são adequados para lubrificação de motores, transmissões e embreagens em casos de sistemas com lubrificação integrada. Toda a linha foi desenvolvida com a nova Tecnologia em Evolução Constante YPF (TEC®), que permite a evolução e o acompanhamento das mudanças das tecnologias introduzidas pelos fabricantes
“Estamos muito alegres em poder anunciar a linha RÖD ao Brasil. Toda a linha foi pensada e desenvolvida para atender aos mais diferentes nichos, desde as demandas de motocicletas utilizadas para o intenso uso diário e urbano até pilotagem em longas distâncias e competição”, comenta a diretora da YPF Brasil, Elaine Quirino.
Produtos da nova linha RÖD
O segmento irá oferecer diferentes graus de viscosidade para se adequar a diferentes tipos de motocicletas e estilos de condução; seja para uma condução intensa na cidade, motociclismo de longas distâncias ou competições. Entre os produtos da gama RÖD encontram-se:
RÖD 20W-50: Lubrificante de base mineral concebido para motos e motonetas utilizadas em tráfego urbano intenso. A sua formulação foi desenvolvida para suportar as altas temperaturas que ocorrem neste tipo de serviço, oferecendo uma elevada resistência à oxidação, combatendo a formação de depósitos nas zonas quentes do motor. Atende o nível de qualidade API e JASO MA/MA2.
RÖD 10W-30: Lubrificante semissintético que segue a tendência dos fabricantes de motocicletas para utilizarem viscosidades mais baixas, possibilitando uma melhora na economia de combustível e reduzindo as emissões poluentes ao meio ambiente. A sua composição semi sintética entrega uma resistência superior à oxidação, com um comportamento a baixas temperaturas que proporciona uma proteção elevada no arranque a frio. Atende os níveis de qualidade API e JASO MA/MA2.
RÖD 10W-40: Lubrificante semissintético com uma gama de viscosidade SAE adequada à maioria dos climas e aplicações, sendo o grau de viscosidade mais recomendado pelos principais fabricantes de motocicletas. Atende os níveis de qualidade API e JASO MA/MA2.
RÖD 10W-50: lubrificante 100% sintético, que devido à sua viscosidade e formulação é adequado para motos de competição, mantém a viscosidade correta, protegendo tanto os componentes do motor como as engrenagens da transmissão contra o desgaste em condições extremas. Atende o nível de qualidade API e JASO MA/MA2.
RÖD 15W-50: Lubrificante 100% sintético de alto desempenho, desenvolvido para motores de motocicletas 4 tempos de alta performance em conformidade com níveis de desempenho internacionais. Este lubrificante atende aos requisitos de performance para uso em longa distância. Atende o nível de qualidade API e JASO MA/MA2.
Desenvolvimento da linha RÖD no Brasil e na América Latina
O desenvolvimento da nova linha para motocicletas, focado no sistema composto por motor, transmissão e embreagem, foi pensado para:
- Resistência da película lubrificante nas condições severas típicas dos motores de motocicletas, garantindo proteção contra desgaste.
- Resistência aos fenômenos de oxidação, resultando numa maior vida útil do lubrificante.
- Pleno desempenho em altas temperaturas típicas de motores refrigerados a ar, evitando a degradação do lubrificante.
- Propriedades detergentes e dispersantes que garantem a limpeza do motor, evitando a formação de depósitos e o desgaste associado a este fenômeno.
- Fluidez durante a partida a frio, minimizando o desgaste na partida.
A linha RÖD foi lançada no início do mês de julho na Argentina e terá sua estreia no Brasil e começo de sua comercialização na América do Sul a partir de agosto.
“A linha Elaion Moto, que será descontinuada e substituída pela nova linha RÖD, representa algo em torno de 2% do faturamento da divisão de lubrificantes no Brasil. Nossa pretensão é duplicar a representatividade do faturamento com o novo portfólio de produtos e reposicionamento da marca. Nosso objetivo com a nova marca é reposicionar a YPF no mundo do motociclismo a nível nacional, dotando-a do dinamismo necessário para aumentar o volume e a contribuição do nosso produto”, finaliza a diretora.