Operação fecha posto clandestino com 45 mil litros de combustíveis na Baixada

Um posto clandestino de venda de combustível, conhecido como ‘biqueira’, foi interditado nesta terça-feira (1º) na Rua Carvalho de Sá, em Duque de Caxias, com dois caminhões-tanque contendo cerca de 45 mil litros de combustível, armazenados em condições precárias. A Operação Combustível Zero, promovida pelo governo do Estado, teve a participação de equipes das secretarias do Ambiente e Sustentabilidade, da Casa Civil e de Fazenda, além do Inea, polícias Militar e Civil, Operação Foco e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A carga incluía diversos tipos: 3.850 litros de diesel S500, 850 litros de diesel S10, 450 litros de etanol e 2.800 litros de gasolina.

Além de fechar postos clandestinos, a operação também serviu para verificar a qualidade dos combustíveis vendidos. A ANP recolheu amostras para análise e técnicos do Inea observaram se os locais estavam de acordo com as regras ambientais. Alguns postos não tinham nem sequer licença para funcionar, nem certificado do Corpo de Bombeiros ou inscrição estadual, o que torna a venda de combustíveis ilegal.

“Estabelecimentos que operam de forma irregular colocam em risco a população e serão rigorosamente fiscalizados”, disse o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A força-tarefa estadual também vistoriou seis postos de combustível na Região Metropolitana, interditando três deles, que estão localizados em São Gonçalo, Belford Roxo e Bonsucesso por irregularidades como falta de documentação fiscal e risco ambiental. Em Santíssimo, na Zona Oeste, uma bomba foi lacrada por vender menos combustível do que o medido.

Fonte: O Dia
Crédito Imagem: Divulgação/Governo do Rio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS