É preciso ficar atento também às fraudes metrológicas no mercado de combustíveis

Desde a deflagração da operação “Carbono Oculto”, vários meios de Comunicação estão chamando a atenção para a venda de combustíveis adulterados. No entanto, o consumidor não pode esquecer que além da adulteração, um outro tipo de fraude muito comum é a volumétrica, em que  dispositivos eletrônicos implantados nas bombas impedem que a quantidade de combustível indicada no visor, seja a mesma colocada no tanque do veículo. Vale ressaltar que é muito difícil detectar esse tipo de fraude sem uma verificação minuciosa do equipamento.

Primeiro fabricante a produzir as bombas em conformidade ao novo RTM (Regulamento Técnico Metrológico) do Inmetro, comumente chamadas de “bombas antifraude”, a Wayne Fueling System, alerta os consumidores para que fiquem atentos e procurem abastecer em postos que já adotaram os novos equipamentos. “É importante que os consumidores sejam informados de que existe essa opção de equipamento. Muitos donos de postos estão investindo nessa tecnologia, com objetivo de garantir um abastecimento dentro dos padrões”, comenta o Diretor Geral sênior e GM Latam da Wayne, Stelmo Carneiro.

Recentemente o IPEM-SP criou uma plataforma que indica quais postos possuem as bombas antifraude. “É uma iniciativa muito louvável, pois ajuda o consumidor a identificar os postos que possuem o equipamento, e ao mesmo tempo valoriza o dono do posto que faz um investimento e nem sempre recebe o destaque merecido”, diz.

As bombas antifraude contam com uma tecnologia para impedir a manipulação de dados entre o medidor e o visor, evitando a conhecida fraude metrológica, em que o consumidor paga por uma quantidade de combustível e recebe outra menor.

Na nova bomba o dispositivo do medidor (PULSER), que gera a informação do volume abastecido, é totalmente selado e os dados transmitidos de forma criptografada. Dessa forma, ninguém consegue alterar os dados que, além disso, saem da bomba com uma assinatura digital.

“A Wayne é reconhecidamente uma empresa que investe em tecnologia, principalmente com foco na segurança dos seus equipamentos. Muito antes da publicação do novo RTM, a Wayne já se destacava no mercado por possuir bombas com tecnologia de ponta, que dificultam sua manipulação. Investir em segurança faz parte do legado da marca em todo o mundo”, ressalta Carneiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS