Segundo estimativas da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), cerca de 20% dos lubrificantes comercializados no Brasil são adulterados. O problema não é novo, explica o diretor presidente do SIMEPETRO (Associação dos Produtores e Importadores de Lubrificantes), Nilson Morsch. “O mercado de lubrificantes já sofre há alguns anos com estes produtores clandestinos, que não seguem as regras de mercado, definidos pela ANP, gerando uma disfunção mercadológica e impactos diretos ao consumidor.
O tema será abordado durante o IX Lubescon – Congresso Internacional de Lubrificantes e Graxas, que acontece entre os dias 3 e 4 de setembro, no Expo D.Pedro, em Campinas – SP. O combate às fraudes e irregularidades no mercado de lubrificação será tema da palestra do Superintendente de Fiscalização e Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Júlio Nishida.
Nishida participará ainda de um bate-papo estratégico que comentará a qualidade dos lubrificantes e seus impactos. O encontro contará com o diretor Estratégico do Sindilub, Laércio Kalauskas, o diretor Executivo do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Rodrigo Faccio, e o gerente de Lubrificante do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Giancarlo Passalacqua. A mediação será realizada pelo consultor Jurídico do SIMEPETRO, Dr. Irineiu Galeski, do Galeski Advogados.
O diretor presidente do SIMEPETRO, Nilson Morsch, comenta que o mercado clandestino de óleos lubrificantes é muito diferente dos combustíveis, porque na gasolina os efeitos ao consumidor são imediatos, como a falha técnica no motor. “O óleo automotivo é silencioso, porque os problemas irão acontecer mais na frente, depois de alguns meses, com formação de borras e quebra dos motores. Ou seja, gerando um maior prejuízo ao usuário.”
No entanto, Morsch diz que existe uma boa notícia. “O SIMEPETRO e as entidades brasileiras ligadas ao mercado de óleos lubrificantes, estão trabalhando em uma ferramenta técnica, que dará um DNA aos produtos, colaborando na melhor decisão de compra do consumidor, protegendo o seu maior bem, o veículo.”
Na sequência do Lubescon acontece a III Feilub – Feira de Negócios de Lubrificantes e Graxas. O evento reunirá entre os expositores, fabricantes de óleos lubrificantes, graxas e aditivos, fabricantes e fornecedores de equipamentos para lubrificação, fornecedores de produtos e serviços ligados ao setor.
A programação do Lubescon está disponível no site – www.feilub.com.br
Serviços
Evento: III FEILUB e IX LUBESCON
Data: 03/09 – Das 9 às 17 (Lubescon) e 17h15 às 20h (Feilub)
e 04/09 – das 9 às 12h (Lubescon) e das 13h30 às 18h (Feilub)
Local: Espaço Dom Pedro | Campinas – SP
Mais informações: https://feilub.com.br/