A Agência Internacional de Energia (AIE) informou nesta quinta-feira (15) uma revisão para baixo em sua estimativa de crescimento da demanda global por petróleo até o final de 2025. A nova projeção aponta um aumento de 650 mil barris por dia (bpd) para o restante do ano, em comparação aos 990 mil bpd registrados no primeiro trimestre de 2025.
A AIE atribui a desaceleração a fatores como os desafios econômicos persistentes e o avanço nas vendas de veículos elétricos (VEs), que vêm reduzindo gradualmente a dependência global do petróleo como matriz energética.
O relatório também ajustou a previsão média de crescimento da demanda para 2025 para 740 mil bpd, representando um acréscimo de 20 mil bpd em relação ao relatório anterior. Já para 2026, a expectativa é de que o crescimento da oferta global ultrapasse levemente o da demanda, com uma média de 760 mil bpd.
A agência destacou que a crescente incerteza nas relações comerciais globais tende a impactar negativamente a economia mundial, o que, por sua vez, pode limitar ainda mais o avanço da demanda por petróleo nos próximos trimestres.