Especialista compartilha fatos curiosos sobre a história, o uso e o consumo da matéria-prima
O combustível é um dos recursos mais essenciais e utilizados no mundo moderno, impulsionando desde os veículos pessoais até grandes frotas comerciais. Embora seja algo presente no nosso cotidiano, muitos ainda desconhecem curiosidades sobre esse recurso vital, sua história e os impactos no consumo de energia. Entender fatos e curiosidades sobre o combustível pode ajudar tanto consumidores quanto empresas a otimizarem seus custos e a eficiência na gestão de frotas, melhorando o consumo e reduzindo custos operacionais.
“Com o gerenciamento inteligente e as tecnologias corretas, podemos transformar essas curiosidades em vantagens competitivas. O futuro do combustível está cada vez mais sustentável e eficiente e, na Excel, trabalhamos constantemente para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes”, revela Carlos Eduardo Silva, diretor da Excel, empresa líder em gerenciamento de combustível e gestão de frotas. Pensando nisso, Carlos separou cinco curiosidades surpreendentes sobre o combustível e suas diversas implicações, que vão desde a evolução dos combustíveis fósseis até as inovações sustentáveis que moldam o futuro da mobilidade. Confira, a seguir:
1.A evolução dos motores a diesel trouxe transformações para a indústria automotiva
Os regulamentos Euro 5 e Euro 6 foram desenvolvidos para reduzir as emissões de poluentes de motores a diesel, como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado. Para atender a essas normas, os fabricantes de caminhões implementaram o uso do ARLA (AdBlue), uma solução de ureia e água desmineralizada. “O ARLA é injetado no sistema de escape, convertendo os gases poluentes em nitrogênio e vapor d’água, por meio da redução catalítica seletiva (SCR). Embora não reduza diretamente o CO₂, ele melhora a eficiência do motor, favorecendo a queima completa do combustível. Essa tecnologia contribui para motores mais eficientes e menores emissões. ARLA e SCR são fundamentais para atender aos padrões de emissões mais rigorosos, promovendo uma indústria de transporte mais limpa e sustentável”, explica Carlos.
2. O consumo de combustível pode variar drasticamente entre os tipos de veículos
A eficiência do combustível não depende apenas do modelo do veículo, mas também do seu uso. “Veículos comerciais pesados, como caminhões, por exemplo, consomem muito mais combustível por quilômetro percorrido, em comparação aos carros de passeio. No entanto, com a tecnologia de monitoramento de frotas, é possível otimizar esse consumo, resultando em economias significativas”, revela Carlos.
3. Combustível não é eterno
É um fato pouco conhecido, mas o combustível tem uma “vida útil”. A gasolina, por exemplo, pode começar a se degradar após três meses de armazenamento, perdendo sua eficácia. “Em frotas, isso significa que é preciso estar atento ao tempo de armazenagem e garantir que o combustível seja utilizado em tempo hábil, para manter a eficiência dos veículos e evitar problemas operacionais”, relata.
4. A “tecnologia verde” está transformando o futuro do combustível
O desenvolvimento de biocombustíveis e alternativas mais ecológicas está em ascensão. “O etanol, a bioquerosene e até o hidrogênio estão ganhando terreno com opções mais sustentáveis. O Brasil, por exemplo, é um dos pioneiros no uso do etanol, com a famosa política do Proálcool, implementada nas décadas de 1970 e 1980, que impulsionou a produção de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar”, esclarece Carlos Eduardo Silva.
5. O combustível responde à pressão do mercado
É sabido que os preços dos combustíveis são voláteis, mas o que poucos sabem é que eles são altamente influenciados por fatores políticos e econômicos globais. “Guerras, mudanças na oferta de petróleo e até questões climáticas podem impactar diretamente o preço do combustível. Portanto, os gestores de frotas devem estar preparados para lidar com flutuações e implementar estratégias de compra inteligente de combustível”, finaliza.
Sobre Excel
A Excel é uma empresa brasileira reconhecida por suas soluções inovadoras e qualidade avançada desde 1990. Pioneira no desenvolvimento do primeiro calibrador digital de pneus, tornou-se uma das líderes em controle de abastecimento de combustível, gestão de frotas, medição de tanques de combustíveis e monitoramento ambiental. Com mais de 120 colaboradores diretos, a Excel promove a diversidade e inclusão, buscando inspirar e desenvolver talentos em um ambiente de trabalho respeitoso e alegre.