O preço médio da gasolina e do etanol apresentou aumentos significativos nos primeiros dias de fevereiro, segundo dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL).
A gasolina chegou a R$ 6,47 por litro, com alta de 2,59% ante janeiro e 9,83%, na comparação anual. Já o litro do etanol atingiu média de R$ 4,49, registrando aumento de 5,12% mensal e 22,23% no ano.
Culpa do ICMS
Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, explica que o reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em vigor desde 1º de fevereiro, é um dos fatores-chave para a alta.
“Os preços já subiam desde dezembro, influenciados pela valorização do petróleo no mercado internacional e variações cambiais, que pressionam custos de produção e importação”, afirma Pina.
Como o IPTL calcula a média de preços?
O índice analisa transações em 21 mil postos credenciados pela Edenred Ticket Log, com base em mais de 1 milhão de veículos monitorados. A plataforma processa cerca de oito transações por segundo, garantindo precisão nos dados.