A Petrobras anunciou que vai aumentar o preço do diesel para as distribuidoras a partir deste sábado, 1º de fevereiro. O valor por litro passará a ser de R$ 3,72, em alta de mais de 6%. De acordo com a estatal, na média, o preço do diesel será reajustado em R$ 0,22 por litro, por conta de arredondamento nos preços praticados no Brasil. É o primeiro reajuste feito pela estatal no diesel desde 2023. Não haverá alteração no preço da gasolina cobrado pela estatal.
Mas, antes mesmo deste reajuste, levantamento o GLOBO mostra que já é mais vantajoso abastecer com etanol em seis estados do país. E, em outros quatro estados, considerando a média de preços praticados nos postos locais, há quase “empate” entre gasolina e álcool.
Os dados consideram o último levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizado na semana terminada em 25 de janeiro. E consideram os preços médios da gasolina comum e do etanol em cada estado.
Caso você não conheça o perfil de consumo do seu carro, uma estimativa simples para ver se o etanol está valendo a pena, segundo especialistas, é fazer a seguinte conta: multiplicar o valor da gasolina por 0,7 – ou 70%. Vai ser mais vantajoso abastecer com etanol quando o combustível renovável custar no máximo 70% do preço da gasolina.
Isso ocorre porque o etanol “rende menos”, ou seja, tem 30% menos conteúdo energético do que a gasolina.
Preços médios pelo país
Segundo levantamento semanal da ANP, até semana passada ainda era mais vantajoso abastecer com gasolina na maior parte dos estados brasileiros. Mas, em alguns, o etanol sai mais em conta.
Confira abaixo:
Estados onde o etanol está mais vantajoso:
- São Paulo
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Distrito Federal
- Acre
Estados onde a gasolina quase “empata” com o etanol:
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Paraíba
- Amazonas
Estados onde a gasolina é mais vantajosa:
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Bahia
- Ceará
- Pernambuco
- Goiás
- Pará
- Santa Catarina
- Maranhão
- Alagoas
- Sergipe
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Tocantins
- Rondônia
- Amapá
- Roraima
Como ver o desempenho do seu carro
Os preços da ANP são uma média estadual. Dependendo do posto de combustível, as diferenças entre gasolina e etanol podem levar a outra conclusão.
Além disso, cada carro tem uma performance, que pode mudar esta relação. Para saber com exatidão o que é mais vantajoso, é preciso saber o gasto médio da gasolina e do etanol em cada veículo.
Nos veículos mais modernos essa relação aparece, geralmente, no painel como uma função de autonomia. Em carros mais antigos é preciso fazer o cálculo para chegar a esse número. O mesmo método serve para gasolina e etanol, basta fazer o seguinte passo a passo:
- Encha o tanque;
- Anote a quilometragem antes do sair do posto;
- Na próxima vez que for abastecer, é preciso completar o tanque. Anote a nova quilometragem e o volume de combustível abastecido;
- Subtraia a quilometragem final pela inicial e divida pelo volume de combustível abastecido.
O resultado dessa divisão será o desempenho médio de seu veículo por combustível, ou seja, qual é a quilometragem que ele trafega com etanol ou com gasolina. Insira esses valores na primeira calculadora desta reportagem, assim como o preço da gasolina e do etanol no posto onde está abastecendo, para saber qual combustível é mais vantajoso para seu veículo.