Faltando dois meses para fechar 2024, as vendas de veículos leves eletrificados registram, em outubro, os melhores números deste ano. Foram 16.033 eletrificados vendidos, com um aumento de 21% em relação ao mês de setembro. Na comparação com outubro de 2023 (9.537), há um crescimento de 68%.
O mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento. A cadeia produtiva da eletromobilidade tem aquecido o setor automotivo, por meio da chegada de novas empresas, da implementação de novas linhas de produção e da oferta de novos serviços.
Os resultados apresentados pela ABVE em seu 1º Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade (https://abve.org.br/abve-lanca-1o-anuario-da-cadeia-produtiva-da-eletromobilidade/) demonstram o quanto as empresas estão dispostas a investir no segmento da eletromobilidade. Os números de vendas são o reflexo desses investimentos e da aposta no segmento.
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, foram vendidos 138.581 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 107%, na comparação com o mesmo período de 2023 (67.047). A média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.858 veículos, aproximando ainda mais a estimativa de 2024 alcançar a marca de 160 mil.
Os veículos elétricos plug-in, que representam os veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), lideram a participação de mercado dos eletrificados no ano, com 71% das vendas (98.396). Os 29% restantes (40.185) encontram-se distribuídos entre os híbridos (HEV e HEV Flex) e os micro híbridos (MHEV). Em 2023, a participação dos elétricos plug-in, no período de janeiro a outubro, foi de 50,4% (33.788). Já em 2024, as vendas chegaram a 98.396 veículos, um crescimento de 191% deste mercado.
VENDAS POR TECNOLOGIA
Em outubro, foram vendidos 6.109 veículos 100% elétricos (BEV), o que representa 38,1% de participação em relação ao total de eletrificados. Na comparação com setembro, houve um aumento de 30% nas vendas desse segmento. Em relação a outubro de 2023 (2.370), há um excelente crescimento de 157,8%.
Já os híbridos plug-in (PHEV) totalizaram o mês com 5.961 unidades vendidas, com uma participação de mercado (market share) de 37,20%. Em relação ao mês de setembro (4.896 veículos), houve um crescimento de 22,4%. Já na comparação com outubro de 2023 (3.028 veículos) há um aumento de 73,8%.
Os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) ficaram com 8,7% das vendas (1.391 veículos). Os HEV FLEX, com 10,2% (1.643 veículos), e os micro híbridos (MHEV), com 5,8% (929 veículos). No acumulado 2024 (janeiro a outubro), a participação de mercado dos eletrificados, por tecnologia, é a seguinte:
- BEV: 51.830 (37,4%)
- PHEV: 46.566 (33,60%)
- HEV: 12.320 (8,89%)
- HEV FLEX: 17.481 (12,61%)
- MHEV: 10.384 (7,49%)
GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE
Desde o início do fomento das vendas dos veículos leves eletrificados, o Sudeste sempre figurou como líder no processo. De janeiro a outubro, a região foi responsável por 49% (67.853) do total das vendas do período (138.581). Na comparação com o mesmo período de 2023, o percentual de participação era maior. Encontrava-se em 52,6% (35.296) do total de vendas (67.047).
A diminuição na participação da região Sudeste não gerou uma redução nas vendas dos veículos eletrificados. O que indica que o processo começou a ganhar mais relevância e mercado em outras regiões do país. Sul, Nordeste e Centro-Oeste aumentaram, nos últimos 12 meses, suas participações de mercado nas vendas de eletrificados, com destaque para as vendas de elétricos plug-in.
Em relação aos municípios, o destaque de vendas ainda são as capitais. Em outubro, os cinco municípios que mais venderam veículos eletrificados foram:
- 1º) São Paulo: 1.971
- 2º) Brasília: 1.591
- 3º) Curitiba: 850
- 4º) Rio de Janeiro: 690
- 5º) Belo Horizonte: 631