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Fenatran 2024 exibe caminhões movidos por combustíveis renováveis e protótipo

A edição 2024 da Fenatran, principal feira do setor de transporte no Brasil, destaca as alternativas para descarbonizar o segmento. O diesel ainda prevalece entre os caminhões exibidos na São Paulo Expo (zona sul de São Paulo), mas soluções eletrificadas aparecem em destaque, principalmente para aplicações urbanas.
Dona do maior estande da feira, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta três alternativas diferentes com foco na descarbonização. Para o uso urbano, o destaque é o VUC (veículo urbano de carga) e-Delivery. O modelo 100% elétrico chega à linha 2025 com mais torque e novo sistema de recarga.
Entre os caminhões pesados da empresa, há o lançamento do Constellation 26.280 movido a biometano, que iniciará testes em frotas de clientes a partir de 2025. A maior atração, contudo, é o protótipo Meteor Hybrid.

“O veículo elétrico, principalmente para longas distâncias, depende muito de infraestrutura. O que nós estamos propondo com o Meteor híbrido é ajustar a utilização da tecnologia elétrica de baterias normais aliada ao diesel, onde não há dependência dessa infraestrutura”, diz Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“Estamos convencidos de que essa é uma aplicação que se adequa às realidades brasileiras. Vamos sentir a reação dos frotistas.”

Cortes afirma ainda que não vê chance do retorno de caminhões movidos a etanol. “Logo no primeiro ano da Autolatina [antiga parceria com a Ford], nós desenvolvemos o caminhão a etanol. Hoje sabemos que ele não é produtivo, não é eficiente. Portanto, ele não se paga.”

A Iveco também aposta na eletrificação para as entregas urbanas. Resultado de R$ 100 milhões em investimento nos modelos a bateria, o furgão eDaily chega à Fenatran com PBT (Peso Bruto Total) de até 7,2 toneladas. A autonomia máxima é estimada em 300 quilômetros.

A marca italiana exibe ainda as linhas de caminhões Tector e S-Way —o segundo é exibido em série especial alusiva à banda Metallica. Segundo a fabricante, 24 unidades serão comercializadas no mercado nacional.

Além dos veículos apresentados, a Iveco aproveita a Fenatran para confirmar um ciclo de aportes estimado em R$ 510 milhões, que será feito entre 2024 e 2028.

A DAF apresenta diferentes opções da linha CF. Voltada para o trabalho em minas ou na construção pesada, a opção Mineração pode receber carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Seu motor Paccar a diesel tem 480 cv de potência e é combinado a uma transmissão automatizada de 12 velocidades.

Já a versão Florestal é voltado para aplicações nas culturas madeireira e canavieira, podendo receber reboque ou guindaste. O conjunto mecânico é o mesmo da configuração Mineração.

O segmento de caminhões pesados puramente elétricos é representado na Fenatran pelo Scania 30 G 4×2, que foi desenvolvido para percorrer distâncias rodoviárias curtas. O preço é estimado em R$ 2,5 milhões, o que o coloca em um segmento restrito do mercado brasileiro.

A ideia é atrair grandes transportadores que desejam descarbonizar sua frota. A fabricante sueca já oferece outras alternativas ao diesel, como os caminhões movidos a gás.

A empresa apresenta ainda o G-Line 370, um modelo com motor turbodiesel de seis cilindros e 370 cv de potência. Seu foco está no transporte rodoviário de longa distância.

Outra novidade da Scania está na tecnologia embarcada em seus produtos. A montadora afirma que, a partir de 2025, uma nova arquitetura vai melhorar a segurança dos veículos, que terão sistemas evoluídos de frenagem autônoma, entre outros itens.

A Ford exibe novas versões da linha Transit, que tem atingido bons resultados no Brasil. A divisão Pro, que reúne os comerciais leves da marca, teve 4.500 unidades vendidas entre janeiro e setembro, o que representa alta de 15% sobre o mesmo período do ano passado.

Mas o modelo da marca americana que deve chamar mais a atenção na Fenatran 2024 é a versão cabine simples da picape Ranger. O utilitário ainda não é produzido na Argentina, mas o objetivo é medir a reação do público e prospectar vendas.

A capacidade de carga é de 1.250 quilos e a caçamba tem 1.876 litros de volume. Há possibilidade de customizar o carro de diferentes formas —por exemplo, colocando um baú para transportar cargas na cidade.

Fonte: Folha de S.Paulo