A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, em parceria com a Senna Brands, empresa fundada pela família do icônico tricampeão Ayrton Senna, apresenta o novo Shell V-Power Etanol. Ampliando seu portfólio de produtos renováveis, a empresa lança um biocombustível aditivado que combina tecnologia avançada e seu compromisso com a sustentabilidade. O novo produto oferece aos motoristas brasileiros uma solução que mantém os elevados padrões de desempenho e performance da renomada família Shell V-Power, além de trazer conexão com o público brasileiro.
A parceria de longo prazo com a marca Senna, firmada em 1º de maio de 2024, celebra três décadas do legado deixado pelo piloto e representa a continuidade de uma colaboração histórica. O objetivo é endossar um novo produto cujos atributos estão alinhados aos valores que Senna personificou ao longo de sua carreira: inovação, qualidade e eficiência. A expectativa é que a excelência e a inspiração que a figura de Senna proporciona se conectem a um público cada vez mais interessado em produtos sustentáveis.
Desenvolvido no laboratório global da Shell em Hamburgo, na Alemanha, ao longo de quatro anos, o biocombustível foi formulado exclusivamente para atender às necessidades do mercado brasileiro. O novo Shell V-Power Etanol traz tecnologias exclusivas de aditivos que limpam, protegem e melhoram o desempenho do motor, ajudando a restaurá-lo para um estado semelhante ao de um novo. Além do já conhecido redutor de atrito FMT (friction modification technology) o produto traz detergentes e dispersantes que removem e protegem contra o acúmulo de depósitos que prejudicam o desempenho de componentes-chave do sistema de combustível como bomba, válvulas de admissão e injetores de combustível.
Pioneira no desenvolvimento do etanol aditivado, a Raízen reforça sua diferenciação na categoria ao unir as vantagens do biocombustível presente no cotidiano brasileiro e apostar em atributos não tão percebidos ou encarados com ceticismo no mercado consumidor, como a potência, ressaltada na maior octanagem do etanol quando comparado à gasolina. Além de suas características relacionadas ao desempenho, o produto apresenta vantagens ambientais e econômicas – em muitas praças brasileiras, por boa parte do ano, o etanol tem vantagem competitiva de custo quando se trata de paridade de preço.
“A tecnologia avançada do Shell V-Power Etanol, agora associada à marca Senna, simboliza o compromisso da Raízen com inovação e excelência em desempenho. Assim como Ayrton Senna revolucionou a história do automobilismo, a Raízen está determinada a liderar a transformação da mobilidade no Brasil e contribuir com soluções para a transição energética global. O novo produto será uma peça-chave nessa jornada. Queremos inspirar os consumidores a fazerem escolhas que combinem performance e responsabilidade ambiental, pautadas pela urgência de endereçarmos o problema das mudanças climáticas e aquecimento global”, afirma Ricardo Berni, diretor-executivo de Marketing e Digital da Raízen.
Para Bianca Senna, sobrinha de Ayrton e CEO da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado do piloto, a parceria vai além de uma simples união de forças; é um compromisso com o futuro do Brasil e a valorização do nosso etanol. “O novo Shell V-Power Etanol em parceria com Senna retoma uma história vitoriosa das pistas e que, agora, está em sintonia com a visão de futuro da marca Senna e do próprio Ayrton. Unimos nossa marca e a credibilidade de Senna à expertise da Shell em tecnologia de combustíveis para lançarmos juntos um biocombustível renovável que atende rigorosamente aos pilares de performance e responsabilidade ambiental. Ayrton sempre se cercou dos melhores parceiros, e essa colaboração é um legado que honra seu espírito inovador e sua preocupação genuína com o Brasil, as novas gerações e o meio ambiente”.
Além da renovação do seu aditivo, a Raízen também pretende aumentar a disponibilidade do produto aditivado em postos da marca Shell em mais de 170%, ampliando o poder de escolha por mais praças onde está presente em mais de 7 mil pontos da sua rede.
Nos últimos oito meses, as empresas têm se dedicado à preparação de uma campanha para anunciar uma novidade que inclui um filme gravado no autódromo de Interlagos, ações de patrocínio, como o Ayrton Senna Racing Day, Grande Prêmio de São Paulo e conteúdo para mídias digitais e redes sociais que buscarão conscientizar o público sobre os benefícios do etanol para a mobilidade e a descarbonização.