Os óleos lubrificantes acabados (OLAC) são produtos formulados a partir da mistura de óleos básicos (80 a 90%) mais aditivos, e dependendo das origens das bases, podemos classificar os principais produtos comercializados como: lubrificantes minerais, semissintéticos, sintéticos e especiais. É importante lembrar que, em uma escala reduzida e para aplicações específicas, também podemos encontrar óleos lubrificantes de origem vegetal e orgânica.
Os produtores nacionais de lubrificantes utilizam principalmente óleos básicos provenientes de três fontes: (a) 34,0% do Grupo I e Naftênicos originários de refinarias nacionais, (b) 23,0% dos Grupos I e II rerrefinados de fontes locais, e (c) 43,0% de óleos importados dos Grupos I, II, III, IV e Naftênicos. Essa diversificação garante a variedade e a qualidade na produção de lubrificantes no país.
É importante considerar no setor a política de logística reversa, ou seja, uma grande parte dos lubrificantes usados retornam, de forma controlada, para empresas refinadoras especializadas, transformando-os em óleos básicos Grupo I e II, e estes, aptos para serem novamente usados na produção de novos lubrificantes.
Estima-se que 95% do volume total de lubrificantes acabados vendido no mercado nacional seja de produção e envase local. Isto, após avaliações dos volumes das licenças deferidas para importações no mesmo período (2023).
Dentro de cada tipo de óleo lubrificante, encontramos diferentes níveis de especificações, destinadas às aplicações nos segmentos dos mercados industriais e automotivos, estimados em 25% e 75% respectivamente.
O mercado brasileiro de lubrificantes acabados é suprido por aproximadamente 200 empresas, as quais são divididas na maior parte por indústrias locais e algumas importadoras. Diferentes marcas de lubrificantes são encontradas no nosso mercado, tanto as internacionais como aquelas criadas nacionalmente, e algumas há mais de 60 anos fornecendo qualidade.
Historicamente, desde a época do fornecimento de dados através do Sindicom, Simepetro, e atualmente do SIMP (Sistema de Informações de Movimentações de Produtos regulados pela ANP), o mercado brasileiro tem tido a disponibilidade de inúmeros dados estatísticos para que as empresas do setor de lubrificantes possam avaliar suas posições, e definir estratégias de marketing em diversos níveis.
CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO
A extensão territorial de nosso país foi um grande desafio logístico e de gestão para os produtores de lubrificantes atenderem diretamente seus clientes estratégicos e, em paralelo, darem cobertura aos segmentos consumidores (automotivos e industriais), redes de revendedores e aos milhares de pontos de venda disponíveis no país. Administrar custos, produção, logística, equipes internas e conflitos de canais eram práticas desgastantes para todos os gestores.
No final da década de 70, empresas como a Mobil e Shell trouxeram suas experiências do exterior, e iniciaram o desenvolvimento de um Programa de Distribuidores exclusivos da marca. Um longo trabalho de parcerias com a transferência inicial de clientes, tecnologias, treinamentos, e investimentos financeiros de ambas as partes.
Decorridos 27 anos, grandes produtores também aderiram a esta política de trabalho, e possuem suas redes formadas e profissionalizadas a nível nacional.
Pequenos e médios produtores e importadores atualmente também conseguem expandir sua atuação nacional através de distribuidores e revendedores regionais, não exclusivos, mas também profissionalizados.
DADOS DE MERCADO
O volume do mercado de lubrificantes Brasil nos últimos cinco anos tem variado entre 1.350 e 1.400 MM³ ano, tornando-se o 6° no ranking mundial e o 1° na América Latina.
Dentro deste cenário, as informações sobre o mercado brasileiro de lubrificantes são divididas por grupos de empresas, tipos de produtos, vendas mensais e anuais por região, etc. Assim, destacamos abaixo:
- Grupos de empresas e suas participações de mercado, considerando a média das vendas de 2023 e parte de 2024:
NÚMERO DE
EMPRESAS |
ASSOCIAÇÃO DAS
EMPRESAS REGULADAS PELA ANP |
MARKET SHARE
M³ VENDIDOS |
08 | ABD (Assoc. Brasileira de Downstream) | 71,0 % |
60 | SIMEPETRO (Assoc. dos Produtores e Importadores) | 23,0 % |
132 | OUTRAS REGULADAS | 6,0% |
- Os principais tipos de óleos lubrificantes vendidos no mercado brasileiro, total e por região:
TIPOS DE LUBRIFICANTES VENDIDOS |
PRINCIPAIS APLICAÇÕES |
SHARE BRASIL |TIPOS
DE LUBRIFICANTES |
NO
|
NE | CO | SUD | SUL |
PARA MOTORES CICLO OTTO | 31,0 % | 8,0% | 20,0% | 10,0% | 45,0% | 18,0% |
PAARA MOTORES CICLO DIESEL | 24,0 % | 9,0% | 23,0% | 14,0% | 37,0% | 16,0% |
PARA TRANSMISSÕES E SISTEMAS HIDRÁULICOS | 25,0% | 8,0% | 22,0% | 11,0% | 45,0% | 14,0% |
PARA ENGRENAGENS E SISTEMAS CIRCULATÓRIOS | 04,0% | 8,0% | 16,0% | 10,0% | 51,0% | 15,0% |
EM DIVERSAS APLICAÇÕES | 16,0% | 4,0% | 21,0% | 10,0% | 53,0% | 13,0% |
PARTICIPAÇÃO DAS REGIÕES NO MERCADO DE LUBRIFICANTES | 8,0% | 20,0% | 11,0% | 45,0% | 16,0% |
NOTA:
A PARTICIPAÇÃO DE APROX. 75% DE LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS NO MERCADO TOTAL, TEM LIGAÇÃO DIRETA COM O TAMANHO DA NOSSA FROTA NACIONAL CIRCULANTE. DADOS DE 2022 DO SINDIPEÇAS INDICAM 62 MILHÕES DE UNIDADES:
AUTOMÓVEIS: 39 MILHÕES
MOTOCICLETAS: 14 MILHÕES
COMERCIAIS LEVES: 6 MILHÕES
CAMINHÕES E ÔNIBUS: 2,6 MILHÕES
- Market Share| Considerando um cenário com 200 empresas participando no mercado nacional de lubrificantes, demonstramos as 20 maiores empresas do setor, responsáveis por 87,0% do total.
RANKING BRASIL | EMPRESAS PRODUTORAS E IMPORTADORAS | MERCADO APROX. DE 1.373 MM° | 2023 | SIMP | TOTAL BRASIL | MARKET SHARE BRASIL E POR REGIÃO | ||||
NO | NE | CO | SUD | SUL | |||
1 | ICONIC LUBRIFICANTES S.A. | 16,99% | 22,12% | 12,51% | 19,41% | 16,40% | 18,35% |
2 | COSAN LUBRIFICANTES E ESPECIALIDADES S.A. | 16,29% | 12,41% | 19,39% | 13,82% | 17,40% | 14,37% |
3 | VIBRA ENERGIA S.A | 15,84% | 17,60% | 18,33% | 16,46% | 15,73% | 13,08% |
4 | NEOLUBES INDUSTRIA DE LUBRIFICANTES LTDA | 11,16% | 6,92% | 9,34% | 11,79% | 11,43% | 13,41% |
5 | PETRONAS LUBRIFICANTES S.A | 9,31% | 6,26% | 6,67% | 12,25% | 10,28% | 8,83% |
6 | ULTRAX LUBRIFICANTES LTDA – EPP | 1,89% | 3,23% | 2,83% | 4,36% | 0,92% | 1,40% |
7 | YPF BRASIL COM.DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA | 1,74% | 1,78% | 2,45% | 1,34% | 1,60% | 1,70% |
8 | CASTROL BRASIL LTDA | 1,54% | 2,33% | 2,26% | 1,02% | 1,48% | 1,05% |
9 | LUCHETI LUBRIFICANTES LTDA | 1,39% | 0,52% | 0,35% | 1,69% | 1,59% | 1,95% |
10 | TECLUB IND. E COMÉRCIO DE LUBRIFICANTES LTDA. | 1,35% | 0,55% | 2,53% | 1,88% | 0,77% | 1,74% |
11 | COOP. DO AGRON. ASSOC. FORN. DE CANA-DE-ACUCAR | 1,34% | 8,54% | ||||
12 | INGRAX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE GRAXAS S/A | 1,32% | 1,22% | 2,34% | 0,73% | 1,01% | 1,58% |
13 | QUAKER CHEMICAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A | 1,28% | 0,30% | 0,32% | 0,11% | 2,01% | 1,47% |
14 | NORTLUB RECICLAGEM DE ÓLEOS MINERAIS LTDA | 1,06% | 10,44% | 0,50% | 0,82% | 0,00% | 0,00% |
15 | TOTAL ENERGIES DISTRIBUIDORA BRASIL LTDA | 1,04% | 0,19% | 0,79% | 0,33% | 1,29% | 1,44% |
16 | FUCHS LUBRIFICANTES DO BRASIL LTDA. | 0,86% | 0,11% | 0,18% | 0,24% | 1,48% | 0,66% |
17 | USIQUIMICA DO BRASIL LTDA | 0,79% | 0,42% | 0,45% | 1,25% | 0,79% | 0,95% |
18 | PROMAX PRODUTOS MÁXIMOS IND. E COMÉRCIO S.A. | 0,70% | 0,28% | 0,37% | 0,91% | 0,91% | 0,52% |
19 | MOTUL BRASIL LUBRIFICANTES LTDA. (*) | 0,57% | 0,35% | 0,66% | 0,25% | 0,64% | 0,61% |
20 | CR DEALER DO BRASIL LTDA. | 0,51% | 0,60% | 0,49% | 0,87% | 0,53% | 0,24% |
(*) DISTRIBUIDORES MOTUL QUE IMPORTAM DIRETO NÃO ESTÃO CONSIDERADOS NESTA LINHA |
CONCLUSÃO
Considerando os dados do SIMP ainda sendo compilados até julho, como também a previsão de um PIB de +3% aproximadamente, entendemos que podemos chegar a um mercado em 2024 de 1.400 mm³.