Com a liderança da Vibra, maior distribuidora de combustível e energia do país, mais de 40 empresas de diferentes setores se reuniram esta semana para discutir e elaborar um plano de ação coletivo visando a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no país. O evento, que aconteceu na segunda-feira, dia 19, na Arena Magalu, em São Paulo, teve como coanfitriões organizações bastante atuantes no tema como o Grupo Mulheres do Brasil com Luiza Helena Trajano, o Instituto Liberta com Luciana Temer e a Childhood Brasil com Eva Dengler.
O objetivo do encontro foi avançar numa proposta de trabalho conjunta que visa prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, um problema grave e invisível que afeta milhares de vítimas todos os anos. A iniciativa integra o esforço da Vibra em engajar parceiros na causa social “Exploração Sexual Zero”, lançada este ano pela companhia. “Queremos cada vez mais mobilizar a sociedade e o setor empresarial para proteger os direitos e a dignidade das crianças e adolescentes”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Foi um momento muito importante de cocriação em que o grupo pode trocar ideias, experiências e conhecimentos para elaborar um plano de ação coletivo e efetivo para impactar positivamente a realidade de tantas crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. A facilitação ficou a cargo da Archipelago.
“Estou absolutamente comprometido com esta causa e saí do evento muito energizado e feliz com a certeza de que estamos fazendo a diferença e construindo um legado social para as próximas gerações. Quero agradecer a todos que participaram e se engajaram e convidar os que ainda não se juntaram a nós a fazer parte desse movimento. Juntos, vamos proteger os direitos e a dignidade das nossas crianças e adolescentes, e garantir um futuro melhor para o nosso país”, afirmou Ernesto.
“A prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prioridade essencial que demanda ação concreta e urgente. Mobilizando empresas, ONGs e governos, estamos unidos na luta para proteger o futuro de nossa sociedade, garantindo um ambiente seguro e livre de abusos para nossos jovens”, diz Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.
“Para nós, do Instituto Liberta, que lutamos pela visibilidade e pelo enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, foi um dia histórico! Ver tantas empresas reunidas e se dispondo a participar de um processo de sensibilização e conscientização sobre essa violência foi uma grande conquista. Temos 5 menores de 13 anos estupradas por hora no país, não dá para fechar os olhos nem desviar o olhar. A hora de agir é agora!”, reforça Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.
“Para a Childhood Brasil a mobilização proposta pela Vibra reforça a estratégia de atuação intersetorial que promovemos a 25 anos no País e está alinhada com a nossa missão de inspirar, promover e desenvolver soluções para erradicar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com a união de esforços dos três setores conseguiremos priorizar ações que impactam no dia a dia das famílias, crianças e adolescentes para prevenir essa grave violação” afirmou Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.
O próximo passo do projeto é a formação de uma equipe gestora que vai atuar na mobilização de ações concretas para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, que serão anunciadas em breve e contarão com a adesão das empresas participantes. Entre as ações concretas, está prevista a realização de campanhas internas de sensibilização e a organização de eventos para engajamento.
Autoridades: Secretário Executivo da Infância, Família e Combate à Fome do Governo do Estado do Ceará, Caio Cavalcanti; Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez; Coordenadora Geral de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, Inspetora Liege Vieira.
Empresas que estiveram presentes ao evento: A.C.Camargo Câncer Center, Ademir Transportes, ADM do Brasil, Bayer, Braskem, Cargill, Comerc Energia, Constellation, Grupo Ecorodovias, Eletrobras, Facchini, Grupo SADA, Hogan Lovells, Hospital Pequeno Príncipe, Instituto CCR, Ipiranga, Kicaldo Alimentos, Klabin, Louis Dreyfus Company (LDC), Martin Brower Brasil, Meta, Petrobras, Raízen, Rede Atlântica de Hotéis, Rumo, Santander, Scania, SEST SENAT, Siemens Energy, Sigma Lithium, TransJordano, Transpetro, Transportadora Garbuio, Transportadora Transleone, Transportes Cavalinho, Grupo Triunfo, Trucks Control, Ultracargo, Ultragaz, Unidas, Vale, Vital Strategies, VLI, Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Organizações da sociedade civil: Pacto Global Da ONU, Unicef Brasil, Movimento União BR, Comitê Nacional De Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criancas e Adolescentes, Iacas AM, Instituto Alana, Grupo Batom, Plan Internacional Brasil, Cria Coragem, Girls Up e Transformação Social.