O Simepetro (Associação dos Produtores e Importadores de Lubrificantes) realizou no dia 19 de setembro o Workshop Lubrificantes na Reforma Tributária exclusivo para associados e contou com os palestrantes Eduardo Lourenço Gregório Júnior, sócio do escritório Maneira Advogados de Brasília, e Gustavo Carneiro, sócio diretor da Action Consultoria, Relações Governamentais.
“O workshop foi um sucesso com 70% das empresas presentes para entender os impactos e as principais decisões para o futuro da indústria de lubrificantes e graxas no quesito tributário”, comenta o engenheiro Nilson Fernando Morsch, diretor executivo da associação.
Durante o encontro, que aconteceu de maneira híbrida, os palestrantes debateram sobre a lógica da reforma tributária que está em andamento no país, dos Projetos de Lei Complementar que transitam no Congresso Nacional, além de discutir sobre a posição atual dos lubrificantes na reforma e como será realizada a cobrança dos impostos.
Os dois convidados ainda realizaram simulações detalhadas sobre possíveis cenários que contemplaram tanto o regime atual quanto o regime especifico de tributação e que ajudaram a entender e sanar dúvidas durante as apresentações.
Na reta final do workshop, foi iniciada uma discussão para a formação do posicionamento da Simepetro sobre o tema apresentado durante o evento. “Junto com os nossos consultores, Action Consultoria e Maneira Advogados, chegamos à conclusão que o melhor regime seria o geral com Ad Valore, um percentual de impostos sobre os produtos, gerando uma cadeia de valor com créditos e débitos”, finaliza o diretor executivo da Associação.