*Por Samuel Carvalho, diretor de Postos na Linx
A tecnologia tem trazido mudanças significativas para diversos setores e, com o de postos de combustíveis, não tem sido diferente. A cada dia, surgem novidades que moldam esse mercado tão concorrido e estar atento a maior parte delas é importante para continuar expandindo os negócios de forma estratégica. Existem muitos temas relevantes para o dono de posto, mas o que ele realmente precisa saber é: quais são os novos recursos desenvolvidos para facilitar, agilizar e otimizar processos?
É por isso que eventos como a ExpoPostos & Conveniência, encontro bienal dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil, são obrigatórios para quem quer se destacar no mercado, pois eles apresentam as últimas tendências, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias.
E não é à toa que essa feira é considerada a mais importante para quem atua no ramo. Com números impressionantes de 30 mil m² de feira, mais de 250 marcas expositoras e um público de aproximadamente 30 mil visitantes, a ExpoPostos é tão grandiosa quanto sua relevância para o setor, que têm a oportunidade de ver de perto o funcionamento de novas soluções para otimizar o atendimento e a gestão de postos e lojas conveniência, assistir a palestras com especialistas e fazer networking com expositores e outros visitantes.
Durante o encontro deste ano, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de setembro, os participantes puderam observar as tecnologias que estão transformando o setor, como a aplicação da Inteligência Artificial que, além de estar caindo no gosto dos empreendedores, tem trazido resultados positivos para negócios do mundo todo. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, um avanço significativo em relação a 2023, com 55% de aplicação.
Falando especificamente sobre Postos, a IA pode ajudar o setor com chatbots e assistentes virtuais utilizados para responder dúvidas frequentes dos clientes, trazer informações sobre promoções ou até mesmo auxiliar na escolha de combustíveis e serviços adicionais, como lavagem e troca de óleo. Utilizando algoritmos de machine learning, o dono do estabelecimento consegue analisar dados do histórico de vendas, padrões climáticos e eventos locais para prever picos de demanda.
A IA também pode ser aproveitada para realizar manutenção preventiva nos equipamentos, como bombas de combustível e sistemas de refrigeração. Utilizando sensores IoT (Internet of Things) conectados a uma plataforma de IA, o desempenho dos equipamentos é monitorado em tempo real para identificar problemas antes que eles causem falhas. A segurança é uma preocupação constante em postos de combustíveis, especialmente em relação à prevenção de fraudes e roubos. A IA chega como alternativa para melhorar a vigilância e monitoramento de transações.
O autoatendimento, que caiu no gosto dos brasileiros, foi outra tecnologia apresentada na ExpoPostos deste ano. De acordo com um estudo realizado pelo Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros pretendem utilizar o autoatendimento em uma compra nos próximos anos. Por isso, os totens de autoatendimento – já tão comuns em supermercados para reduzir filas –, podem ser uma saída para as lojas de conveniência que desejam sair na frente para agradar o consumidor. Com opções menores e mais acessíveis financeiramente disponíveis no mercado, essa é uma novidade que fará cada vez mais parte do dia a dia dos negócios.
Investir em soluções completas de gestão também é importante para o posto de combustível que quer se destacar. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indica que 74% dos varejistas afirmaram ter alcançado aumento na receita com o uso de tecnologia. Pensando nisso, os visitantes da feira puderam conhecer sistemas completos de gestão que funcionam em nuvem e podem ser acessados direto pelo celular, trazendo mais comodidade e agilidade para o dono de posto ter uma visão estratégica do negócio em tempo real, com centralização de fornecedores e gestão à distância para facilitar a rotina.
A partir de softwares cada vez mais inteligentes, é possível alterar preços de combustíveis, medir os tanques, o abastecimento por frentista, ter todo o controle financeiro e ainda consultar dados e vendas por cliente. As soluções oferecem a visão das vendas realizadas no mês para uma gestão mais completa e eficiente, que faz toda a diferença para a expansão dos negócios.
Portanto, estar atento às novas tendências é importante para que os donos de postos de combustíveis possam melhorar sua infraestrutura, gestão e a disponibilidade de serviços ao consumidor. Aqueles que estão em linha com as mudanças com certeza sairão na frente.
Samuel Carvalho é diretor de Postos na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.