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Em painel, CEO da Vibra fala de compromisso com legado

O CEO da Vibra, Ernesto Pousada, participou, nesta quarta-feira (25), do Strategic Talks, painel da ROGe., importante evento do mercado de energia, que acontece no Rio de Janeiro. O presidente da companhia destacou a importância de as empresas atuarem para deixar legados para a sociedade, citando a transição energética como um dos principais objetivos de todo o setor.

Durante o painel, Ernesto disse acreditar que empresas como a Vibra devem atuar com responsabilidade social. “A Vibra, como a maior distribuidora do setor e a única presente em todo o território nacional, é uma fomentadora da economia e de transformações sociais. Geramos mais de 150 mil empregos diretos e indiretos com nossas operações. Quando falamos em tributos, são mais de R$ 8 bilhões gerados para o país. Então, um dos desafios da nossa administração é saber como transformar o Brasil socialmente, com estratégia de negócio”, explicou Pousada.

Além disso, Ernesto também ressaltou a contribuição da Vibra em gerar uma transformação na sociedade por meio do comprometimento com a causa social de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos a causa social inserida na estratégia da empresa. Mobilizamos todo nosso ecossistema para fortalecer o enfrentamento a esse crime”, disse o presidente da Vibra.

A transição energética também foi tema da conversa entre Ernesto Pousada e Felipe Perez, diretor de mercados de petróleo, midstream e downstream para as Américas da S&P Global. O CEO da Vibra falou sobre o portfólio de energias oferecido pela companhia. “A Vibra está próximo do cliente em todos os lugares do Brasil. Nosso objetivo é atuar de forma a conseguir entregar a energia que o nosso cliente precisa nesse processo de descarbonização. Trabalhamos para ter intimidade com o consumidor para entender qual é a demanda dele e entregar a energia certa, a energia que ele precisa para fazer a sua transição energética”, afirmou Pousada.

Em outro painel do evento, Izabelle Anolin, coordenadora de Atendimento Operacional Sul da gerência Eficiência e Suporte Operacional da Vibra, apresentou trabalho técnico mostrando os desafios enfrentados por mulheres nesse setor, evidenciando a necessidade de aumentar sua presença em cargos de liderança. Segundo ela, aumentar a representatividade feminina no mercado de óleo e gás é fundamental não apenas para promover a igualdade de gênero, mas também para enriquecer a diversidade de ideias e soluções dentro da indústria.

Atualmente, apenas 1% dos cargos C-level do mercado de Óleo e Gás são ocupados por mulheres, segundo pesquisa da IOGP (2023). Izabelle conta que essa estatística revela a importância de ações direcionadas que visem fomentar a inclusão e a valorização do talento feminino.

A Vibra realizou, em 2023, uma chamada aberta para startups fundadas por mulheres, com o objetivo de impulsionar lideranças femininas, conectando-as com oportunidades no ecossistema e com a Vibra. A primeira fase recebeu 366 inscrições e, destas, 216 passaram para a etapa seguinte, denominada Empoderamento, por atenderem critérios como ter mulheres no time fundador e sinergia com pelo menos uma área de negócio. Pela primeira vez, a companhia abriu processos seletivos com vagas afirmativas para mulheres e pessoas negras, além de vaga de estágio para pessoas trans. Um ponto importante foi trabalhar junto às lideranças de forma que a definição de critérios para cada vaga visasse as habilidades efetivamente necessárias, sem eventuais exigências que possam gerar exclusões de determinados grupos minorizados. Com esse trabalho, superamos a meta de 23% para 28,6% de mulheres na alta liderança.

Na Arena de Lubrificantes, Thiago Veiga, gerente de desenvolvimento de produtos combustíveis e lubrificantes, participou da palestra “O futuro da indústria de lubrificantes: a transição energética e a sustentabilidade no setor”. Ele destacou as soluções da plataforma multienergia da Vibra, que consegue apoiar os clientes nessa jornada rumo a um futuro mais sustentável de ponta a ponta.