Os milhares de profissionais e representantes do segmento que estiveram ontem (11) no 16º Fórum da ExpoPostos & Conveniência, maior fórum internacional de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service, puderam acompanhar o case “A conveniência que ganhou o mundo”. A apresentação, feita por Tadashi Suzuki, diretor de Entrada em Novos Mercados da 7-Eleven Internacional, exibiu uma visão geral sobre as origens da marca, uma das 16 mais valiosas do segmento do mundo. São mais de 185 mil lojas em 20 países, sendo a maior parte no Japão, Tailândia e Estados Unidos.
O executivo, destaque internacional do evento, ressaltou o processo de expansão global, sua adaptação aos mercados regionais com oferta de itens que agradem o consumidor local, tendências do mercado em nível mundial e as principais diretrizes da companhia. Cada loja, que funciona 24h sete dias na semana, tem entre 100 e 300 m², fácil acesso e mais de 3 mil itens.
Segundo Suzuki, a diversidade no mix de acordo com os gostos do consumidor contribuem com o sucesso do negócio. Ele ainda comentou que adotar ferramentas de inteligência artificial para personalizar recomendações de acordo com as preferências dos clientes. A transformação digital foi um dos pontos de destaque do executivo, que comentou sobre soluções de pagamento via escaneamento do rosto, por celular e self-check-out, por exemplo. Além disso, ressaltou a sustentabilidade como ponto alto, com escolha de produtos, embalagens e fornecedores que tenham esse propósito no DNA. para exemplificar, ele contou sobre as máquinas de smoothie com itens frescos e a venda de café especial com embalagem feita a partir de plantas, implementada na Austrália. O executivo também falou sobre a linha de produtos próprios que ajudam as lojas a ter maior margem de lucro. “Tudo para proporcionar a melhor experiência que o cliente pode ter”.
Além do case internacional, a quarta-feira também contou com o painel “Novas tecnologias: as inovações que impactam o mercado de postos de combustíveis”. Com mediação de Antônio Bragança, consultor da ABFC Consultoria, os participantes Carlo Andrey (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade – Abepam), Edgard de Castro (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços- AFRAC), Richard Albanesi (The Led) e Thiago Piccinini (Linx) debateram sobre como as inovações tecnológicas estão transformando o mercado de postos de combustíveis, incluindo sistemas de gestão avançados e métodos de pagamento digital.
Carlo Andrey comentou sobre as soluções de e-commerce que estão sendo implantadas no mundo físico, inclusive para testes de promoções com o consumidor. Ainda, sobre a inteligência artificial para pagamento. A tecnologia também foi ressaltada por Thiago Piccinini, que falou sobre como ela pode ser uma aliada para controle de estoque, evitar fraude e melhorar a jornada de consumo. “A IA pode ajudar a ler os cenários e contribuir com as tomadas de decisão do revendedor”.
Edgard de Castro levou a importância da inovação para outro tema relevante para o setor: a reforma tributária. Na visão dele, a transição deve levar cerca de 10 anos, mas que é essencial o uso da tecnologia para essa adaptação, já que o varejo será um dos primeiros setores afetados. A inovação também foi enfatizada por Albanesi, responsável por empresa de painéis de LED. “É uma solução que promove modernidade, praticidade, atrai clientes e, consequentemente, gera mais vendas”.
O Fórum também contou com o painel “Lojas de Conveniência e Mercados de Proximidade: o que pensam os executivos de grandes redes brasileiras do setor”, mediado por Giselle Valdevez. A discussão girou em torno de como as mudanças nos hábitos de consumo estão impactando as estratégias das empresas para atender às expectativas dos clientes. Natalia Cid, CEO da BR Mania, destacou que o principal atributo que define o conceito de conveniência atualmente é o tempo. Segundo ela, “conveniência é facilidade, com qualidade e rapidez”. Renato Stefanoni, da AmPm, complementou dizendo que o comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos, e hoje ele é o centro das decisões. “Por isso, temos propostas de valor que sejam relevantes para a jornada dele”, afirmou.
Frederico Amorim, da ALE, mencionou estudos que apontam que negócios com futuro são aqueles que levam em conta três aspectos: tempo, dinheiro ou prazer. Ele também destacou que o fácil acesso às lojas está entre os principais motivadores de consumo. Alex Deeke, do Grupo Nós, reforçou a complexidade de atender um público cada vez mais exigente, e mencionou que o setor de varejo passa por constantes transformações, exigindo reinvenção contínua das empresas. Já João Edson Gravata, do Carrefour Express, falou sobre a importância de estar presente em múltiplos pontos de contato, seja em postos de combustíveis ou lojas, reforçando a relevância do conceito de One Stop Shop para garantir que os consumidores encontrem tudo o que precisam em um só lugar.Além do painel sobre conveniência, o Fórum também contou com a palestra do ex-jogador Diego Ribas, intitulada “Do risco à glória”.
Em sua apresentação, Diego abordou temas fundamentais para o sucesso pessoal e profissional, como liderança, resiliência, gestão de crises, motivação e disciplina. Ele utilizou sua trajetória no futebol, tanto em competições nacionais quanto internacionais, para exemplificar como enfrentar grandes desafios e alcançar o sucesso, destacando lições aplicáveis dentro e fora dos campos.Diego, que atuou em clubes renomados como Porto, Juventus e Flamengo, compartilhou com os participantes suas experiências de lidar com as adversidades que surgem no convívio com diferentes perfis de pessoas nas equipes. Suas histórias mostraram como um ambiente de pressão pode ser superado com foco, planejamento e um forte senso de união entre os membros do time.
O 16º Fórum ExpoPostos acontece junto à 21ª edição da feira, que neste ano se internacionalizou e cresceu 60%. Em 2024, o evento conta com três pavilhões e mais de 250 expositores de referência, que estão apresentando as tendências de mercado para o setor. A expectativa são mais de 30 mil visitantes qualificados, sendo 18 mil decisores diretos (oriundos de todas as partes do Brasil), e um volume de negócios que supera a cifra de R$ 180 milhões.