Search
Close this search box.

Como a tecnologia pode impulsionar o faturamento de postos de combustíveis

*Por Samuel Carvalho, diretor de Postos na Linx

O setor de postos de combustíveis é um dos mais importantes da economia pela alta movimentação financeira. As vendas de gasolina comum, óleo diesel e etanol hidratado somaram 129,7 bilhões de litros em 2023 no Brasil, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A grande demanda se explica pela característica geográfica do Brasil, um país com dimensões continentais, cujo território passa de 8 milhões de km². Para garantir o abastecimento de todos os estados, 62% do transporte é feito por rodovias, deixando para trás outros meios de locomoção, como trens, navios e aviões, exigindo o uso cada vez maior de combustíveis fósseis.

Os dados evidenciam a imensidão desse segmento que, apesar de contar com alta demanda, sofre com a concentração da distribuição do combustível. De acordo com a ANP, a participação de mercado de três empresas líderes do setor foi de 59,5% em 2023, o que demonstra uma concorrência acirrada para quem atua no ramo.

O segredo para enfrentar esses desafios e impulsionar o negócio está em três ações básicas que devem ser executadas com atenção. A primeira delas é entender que a casa do caminhoneiro é a estrada, consequentemente, é no posto de gasolina que ele irá procurar por serviços básicos, como alimentação, banheiro, banco ou manutenção para seu caminhão. Por isso, além do combustível, é muito importante oferecer serviços completos. Apostar no autoatendimento para agilizar compras de refeições rápidas é uma ótima opção de investimento para melhorar a experiência do cliente.

Outro ponto importante é a facilidade de pagamento. O consumidor deseja pagar com o meio de sua preferência, de maneira rápida e segura, sem fraudes. Por isso, investir em maquininhas integradas ao PDV é a melhor solução, já que os valores são cobrados de forma automática, reduzindo erros de digitação e, consequentemente, o descontentamento dos clientes.

A última dica é oferecer um programa de fidelidade. Os combustíveis podem ser vistos pelo consumidor como commodities, ou seja, uma matéria-prima padrão, vendida com pouca diferença de qualidade, e que pode ser encontrada em milhares de postos ao redor do país. O que vai fazer o cliente escolher um determinado posto é a credibilidade da marca, o atendimento, o preço, serviços adicionais oferecidos, promoções em produtos da loja de conveniência, descontos especiais para quem compra sempre ali. Se o cliente identificar vantagens, ele voltará a consumir naquele lugar.

Embora o segmento de postos seja o que mais cresce e movimenta a economia, a alta concorrência dificulta os negócios. Portanto, sem oferecer outros produtos e serviços, fica difícil se destacar nesse mercado. Aí está a importância de controlar bem o estoque, ter visibilidade financeira, eficiência no pagamento, agilidade no atendimento e programas de benefícios exclusivos para gerir melhor o posto.

Os postos de combustíveis precisam investir em um trabalho estratégico e menos operacional. A tecnologia é o caminho para uma gestão completa, eficiente e integrada. A partir de um sistema que indica as próximas contas que precisam ser pagas, com agendamento automático do pagamento, o dono do posto não precisa se preocupar em dedicar parte do seu tempo para pagá-las, podendo focar sua atuação em novas estratégias de negócio.

A tecnologia também pode proporcionar uma melhor gestão para o posto. Alguns softwares são capazes de avisar quando o estoque não terá capacidade para atender as vendas do mês, enviando um lembrete de reabastecimento. Existe ainda a possibilidade de acompanhar as vendas realizadas em tempo real. A partir dessas informações, o posto consegue investir em ações que ajudem a gerar mais movimento e, consequentemente, gerem mais receita.

Os desafios existem, mas a tecnologia está aí para ajudar tanto o consumidor quanto o empreendedor. A partir de soluções cada vez mais completas, é possível tomar decisões mais estratégicas, baseadas em dados e informações relevantes, melhorar a experiência do cliente e aumentar o faturamento. O grande segredo é fazer a gestão do negócio de maneira eficiente, deixando o trabalho manual de lado para focar no que realmente vai ajudar o posto a crescer.

Samuel Carvalho é diretor de Postos na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.