*Por Samuel Carvalho, diretor de Postos na Linx
Você já parou para pensar como o setor de Postos evolui e se aprimora constantemente? Esse mercado pode ser muito atrativo para novos empreendedores, mas também é muito acirrado e requer uma boa estratégia para quem quer não apenas sobreviver, mas se destacar diante da concorrência. Uma delas pode ser a inovação: inovar constantemente nos processos de gestão, de atendimento, de relacionamento com o cliente. E, na minha visão, inovar vai muito além de aderir a uma tecnologia, inovar é adotar um novo jeito de pensar, de fazer, de agir, um jeito disruptivo, que tenha a identidade do posto. Mas você sabe o que é inovar de maneira disruptiva?
A inovação disruptiva tem ganhado destaque em diversos setores. Esse conceito determina um tipo de inovação em que uma tecnologia, produto ou serviço é radicalmente transformado, melhorado ou substituído por uma solução ou processo que oferece maior acessibilidade, simplicidade ou conveniência aos consumidores ou usuários.
A adoção da inovação disruptiva resulta em uma mudança significativa no comportamento de consumo, tornando a solução anterior obsoleta. Isso porque, enquanto a inovação tradicional aprimora algo já estabelecido, introduzindo melhorias que despertam um novo interesse, buscam prolongar o ciclo de vida de um produto, serviço ou mercado existente, a inovação disruptiva é mais radical, criando novos mercados ou transformando os modelos de negócios existentes.
O comércio eletrônico é um grande exemplo de inovação disruptiva no varejo. Os consumidores deixaram de apenas ir às lojas de produtos ou serviços para escolher o que precisavam e passaram a ter acesso a uma variedade praticamente ilimitada de produtos, sem restrições geográficas ou de horário. Da mesma forma, os marketplaces transformaram a forma de comprar online, centralizando os produtos e lojas em uma só plataforma para facilitar a comparação de preços e compra de produtos de diferentes departamentos.
Assim como no varejo, os postos de combustíveis também estão incorporando inovações disruptivas que transformam a experiência do consumidor e a gestão dos negócios. Um dos meios é a automação, que está revolucionando o setor com tecnologias que permitem um atendimento mais eficiente e conveniente.
Um bom exemplo são as maquininhas de cartão sem fio. Elas permitem que os clientes paguem e recebam o cupom fiscal sem sair do carro. Além disso, softwares de gestão integrados aos meios de pagamento permitem aos varejistas acompanhar o controle de estoque, questões fiscais e financeiras, e obter informações transacionais em tempo real, seja em um único posto ou em uma grande rede. Depois que as maquininhas móveis chegaram ao mercado, os consumidores passaram a exigir essa comodidade e o posto que não aderiu à essa inovação já ficou para trás.
A coleta de dados sobre o comportamento de compra e preferências dos consumidores também pode ser considerada uma das principais inovações disruptivas dos últimos tempos, já que possibilita a personalização das experiências de compra. Aplicativos de fidelidade mapeiam os gostos dos clientes, oferecendo recomendações de produtos relevantes e concedendo descontos e benefícios. Essa personalização não apenas melhora a experiência, mas também aumenta a fidelidade e o engajamento.
Alguns postos de combustíveis estão evoluindo para centros de serviços multifuncionais, oferecendo produtos além do combustível, como lavagem de carros, aluguel de veículos, serviços mecânicos, entre outros. As lojas de conveniência dentro dos postos atraem mais clientes, e a implementação de totens automatizados torna as operações mais acessíveis e eficientes. Esse modelo de atendimento também pode ser considerado uma inovação disruptiva, já que os postos de combustíveis não são mais apenas postos. Atualmente, oferecem serviços, conveniência e o autoatendimento vem ganhando força e já não pode ser mais descartado pelos estabelecimentos de proximidade.
Assim como as tecnologias transformam o modo como os consumidores aproveitam os produtos e serviços dos postos de combustível, elas também estão trazendo novas possibilidades de melhorias para impulsionar os negócios e a forma de fazer a gestão, de maneira mais estratégica. Por meio de softwares cada vez mais tecnológicos, os postos conseguem integrar os mais diversos meios de pagamentos, como aplicativos próprios que geram descontos, PIX, cartão de crédito, débito ou dinheiro. As soluções permitem uma gestão mais eficaz, já que o varejista pode acompanhar o controle de estoque, questões fiscais e financeiras em tempo real, com visão total dos valores transacionais em seu posto ou em sua rede. Já estamos vivendo uma era em que é quase impossível fazer uma gestão eficiente de tantas informações e recebíveis sem o apoio de um software completo e integrado.
A inovação disruptiva está transformando diversos setores e os postos de combustíveis não são uma exceção. Cada vez mais, as novas tecnologias e os novos processos trazem maior conveniência e eficiência tanto para os consumidores quanto para os varejistas. Postos automatizados, personalização e integração de múltiplos serviços são exemplos claros de como a inovação disruptiva pode criar novos padrões de consumo e gestão no setor. Estar atento a todas essas transformações é observar o futuro e já começar a colocar ações em prática para se adaptar às novas tendências.
Samuel Carvalho é diretor de Postos na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.