Search
Close this search box.

Maio Amarelo: campanha internacional incentiva práticas para prevenção de acidentes nas estradas

Tecnologia e inteligência artificial são principais aliados na redução de mortes

Em 2023, a Agência Nacional de Transportes – ANTT, contabilizou 76.637 acidentes em rodovias privatizadas, registrando aumento de 14,6% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Atlas de Acidentalidade Brasileiro, apenas 7,1% dos acidentes foram decorrentes de defeitos nas vias ou nos veículos. As estatísticas indicam o impacto da gestão das empresas de transporte nas operações com motoristas e ressaltam a urgência de um olhar direcionado ao fator humano nos negócios do setor.

Com enfoque neste tema, o Brasil realiza a 11ª edição da campanha Maio Amarelo, vinda de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que liderada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.O uso de inteligência artificial é a grande tendência para apoio aos gestores de logística e apresenta os melhores resultados quando o objetivo é a prevenção de mortes.

A observação de dados que analisam o fator humano é a grande chave para aumentar a segurança nas estradas e também um dos focos da Trimble, empresa global de tecnologia que apoia, incentiva e realiza ações para o Maio Amarelo. Segundo o Diretor LATAM da Trimble na divisão de transportes, Rony Neri, as soluções de AI disponíveis para o mercado de transportes, como sensor de fadiga e cansaço, analisam em tempo real riscos iminentes, distrações, uso de celular e sonolência emitindo alertas sonoros e comunicação imediata com os motoristas e gestores das equipes. “Os veículos que monitoramos obtiveram um número de 86% na redução de acidentes, e isso revela como a tecnologia impacta na sociedade, inclusive mantendo vidas em segurança”.

Tecnologias como vídeo com telemetria inteligente, visa mitigar riscos e garantir a proteção tanto dos condutores quanto das frotas. A solução não só analisa como categoriza ocorrências e infrações por nível de gravidade, uma abordagem que também é respaldada por resultados tangíveis: o LOTS Group, empresa brasileira de transportes, ao adotar tecnologias da Trimble para controle de fadiga e uso de celular, testemunhou uma redução significativa nos incidentes relacionados a cansaço entre os condutores da frota.

A implementação de câmeras capazes de identificar distração por uso de celular ou sonolência, resultou em uma impressionante queda de 87% nesse tipo de ocorrência. Além disso, os casos de excesso de velocidade diminuíram em 78%.Em outro caso de sucesso, a Conebel, usuária de tecnologias de transportes da Trimble, também obteve impactos positivos notáveis.

Ao implementar as soluções telemetria e videomonitoramento em seus veículos, a empresa alcançou uma redução de 75% nas ocorrências de fadiga entre os motoristas, além de uma diminuição de 56% nas distrações durante as viagens. Estes indicadores tiveram reflexos diretos, incluindo a eliminação do excesso de velocidade durante as viagens e a redução significativa de ocorrências relacionadas ao uso de eletrônicos ao volante, uma das principais causas de morte no trânsito.

Segundo dados da Highway Safety, a cada 8 km/h adicional, cresce em 4% o número de mortes, se o mesmo cálculo for aplicado apenas para rodovias, o número sobe para 8%. O mais recente lançamento nesse sentido é a tecnologia de Predição de Acidentes, uma solução da Trimble. Utilizando inteligência artificial, essa tecnologia facilita as decisões de segurança a gestores de frotas, ao fornecer informações relevantes sobre motoristas que correm risco de sofrer algum tipo de acidente. Baseando-se em algoritmos que analisam dados históricos do comportamento dos condutores e da operação, a predição de acidentes identifica rotas frequentes e motoristas com maior risco de sofrer um acidente .”Os benefícios do uso da tecnologia são inúmeros: motoristas dirigindo de forma mais segura, menor tempo para tomada de decisão por parte da gestão, redução do número de acidentes e indicação de pontos seguros em rotas frequentes. E esta é a maneira mais eficaz, rápida, e a longo prazo de proteger vidas e tornar o trânsito cada dia mais seguro”. Destaca Rony Neri, diretor LATAM da Trimble Transportation.

A campanha Maio Amarelo se concentrar no papel crucial do comportamento humano e sugere que as tecnologias não apenas atendam às demandas urgentes da indústria, como também desempenhem um papel fundamental na redução dos índices alarmantes de acidentes nas estradas, tornando-se indispensáveis para alcançar a meta de zero vítimas fatais no trânsito.