*Por Samuel Carvalho, diretor de Postos na Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo
Atividades administrativas, como pagamento de contas, acesso a boletos e transferências bancárias são rotineiras para qualquer varejista e, além de tomarem bastante tempo, precisam ser feitas com muita atenção. Imagine precisar acessar o Internet Banking para avaliar constantemente o seu saldo e tomar suas decisões estratégicas? É muito fácil confundir ou cometer erros, prejudicando todo o orçamento do estabelecimento.
Os postos de combustíveis já contam com ferramentas que otimizam tempo e melhoram a gestão financeira. É o caso da Conta Digital Integrada, tecnologia que integra os serviços financeiros ao software de gestão e permite ao usuário visualizar saldos e extratos, pagar contas, gerar boletos, realizar transferências e executar outras atividades financeiras sem ter que acessar o internet banking. O varejista consegue fazer todas as transações direto do seu ERP.
Além disso, a integração permite mais segurança no compartilhamento de informações entre os sistemas do posto. Dessa forma, o varejista realiza a movimentação de suas contas bancárias por meio de uma única plataforma, o que otimiza e agiliza o gerenciamento financeiro.
Isso porque, segundo levantamento realizado pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, empresas que utilizam serviços financeiros integrados ao ERP agilizam em até 80% seus processos internos, além de garantir mais segurança nas informações, evitar erros humanos e possíveis fraudes ou golpes. Além disso, gera mais agilidade na apuração dos títulos a pagar e receber, pois não há necessidade de lançá-los novamente.
Apesar de todos os benefícios, a Linx aponta que 74% dos varejistas ainda não utilizam um sistema de gestão para acompanhar seu fluxo de caixa e 67% fazem todos os pagamentos de sua empresa manualmente, enquanto 87% dos clientes acessam contas bancárias separadamente. Essas ações demandam tempo demais e estão sujeitas a erros que podem impactar o caixa do estabelecimento.
Esses números nos mostram que ainda existe oportunidade de crescimento para a conta digital integrada ao ERP, tecnologia que ajuda o varejista a otimizar a gestão do seu negócio de forma estratégica para continuar crescendo.
Para chegar a esse patamar, é essencial ter dados e informações circulando de forma integrada, que possibilitem eliminar os processos manuais e automatizar tarefas. A integração dos serviços financeiros ao ERP ajuda o empresário a atuar de forma segura, otimizando processos e reduzindo custos. Portanto, o melhor conselho para quem atua neste segmento é investir na qualidade da integração dos seus sistemas de gestão, que traz um impacto significativo no resultado, especialmente em um mercado com margens tão apertadas.