Os preços do etanol hidratado negociado no spot de São Paulo subiram pela quinta semana seguida, mostra levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP divulgado nesta terça-feira (23).
Entre 15 e 19 de abril, o Indicador Cepea/Esalqd mostrou que o combustível fechou em R$ 2,4557/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 3,61% frente ao período anterior. Quanto ao anidro, o indicador foi foi de R$ 2,7548/litro (líquido de PIS/Cofins), aumento de 4,12% em igual comparativo.
Pesquisadores do Centro apontam que, para os próximos dias, com a entrada do biocombustível da safra 2024/25, as cotações podem se enfraquecer.
“Segundo agentes de mercado, além do produto novo, algumas usinas da região Centro-Sul, que tiveram dificuldades no andamento das atividades industriais por conta das ocorrências de chuvas, puderam retomar a moagem e voltar a ofertar no spot”, diz o levantamento.
Por que os preços do etanol estão subindo?
O especialista de Inteligência de Mercados da Stonex, Filipi Cardoso, explica que as usinas abaixaram o preço no período de entressafra e, agora, com o fortalecimento da demanda, o consumo de etanol foi recorde para o setor nos últimos meses.
Ele aponta que as usinas vem aumentando o preço de venda para as distribuidoras por uma questão do aumento da demanda, redução da oferta e também uma paridade ainda assim competitiva.
“A gente tem o preço do etanol subindo, porém, a paridade alcançou agora 65%, um patamar que a gente não via em um longo período. Então as usinas estão subindo o preço, porém é um cenário que não deve perdurar por muito tempo, justamente porque agora com a intensificação da moagem no centro-sul, a gente tem de novo uma elevação nos estoques de etanol e, consequentemente, as usinas perdem um pouco esse poder de barganha” pondera.
Ele destaca que o preço da gasolina está no radar do setor, tendo em vista que, quando se olha o preço de importação do combustível, ele está elevado em relação ao preço nacional.
“Então, qualquer reajuste de alta que tenha para a gasolina por parte da Petrobras, pode ter também um crescimento no preço do etanol, porque a usina ganha espaço para conseguir aumentar o preço de venda”, conclui.