Search
Close this search box.

ALE Combustíveis desenvolve campanha para promover cultura de segurança em suas operações

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da segurança, a distribuidora de combustíveis ALE desenvolveu uma série de ações para o Abril Verde, campanha dedicada à prevenção de acidentes de trabalho. Com o mote “Repense: ative o seu alerta”, a iniciativa faz parte do posicionamento da companhia em relação ao fortalecimento da cultura de segurança entre as equipes.

A campanha inclui uma série de ações para instigar os colaboradores a repensar a percepção de risco e a ativar alertas para garantir a segurança das atividades, seja no trabalho, nas estradas ou até mesmo em casa. Entre as iniciativas planejadas, está a campanha interna para todos os colaboradores, que reforça comportamentos e práticas seguras em todas as esferas da vida cotidiana. “Queremos fortalecer ainda mais essa cultura, tornando-a intrínseca ao dia a dia de nossos colaboradores, como um valor incorporado em todas as atividades e decisões”, destaca Adriano Brito, gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE.

Como parte das ações planejadas, a empresa vai realizar “Paradas de Segurança”, em formato de live, conduzidas pelo CEO da ALE, Fulvius Tomelin. A ação será incorporada ao calendário da companhia, com o intuito de garantir que a conscientização sobre segurança permeie todos os níveis da organização, desde a liderança até a base operacional.

A ALE segue rigorosos padrões internacionais de segurança e realiza investimentos em melhorias contínuas nesse aspecto.  “Esse tema sempre foi um valor fundamental para a ALE. Nossos esforços são refletivos não apenas nos processos operacionais, mas também na percepção dos colaboradores”, destaca Adriano Brito.

Há dois anos, a ALE também iniciou a adaptação dos procedimentos internos da empresa a padrões com índices internacionais de segurança das operações, além de realizar auditorias de garantia periodicamente. Denominado Operation Management System (OMS), esse sistema é a base para organização e definição de normas, regras e documentos com o objetivo de fazer com que as operações sejam seguras, confiáveis e responsáveis. “São padrões superiores até mesmo à legislação de segurança e às normas regulamentadoras da área no Brasil”, afirma o gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE.