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Com a chegada de março, o que você precisa saber sobre a gasolina nos EUA?

Por Victor Arduin, analista de Energia e Macroeconomia da hEDGEpoint Global Markets*

A disponibilidade de gasolina e destilados médios tornou-se mais restrita nos últimos meses, uma vez que várias refinarias sofreram interrupções não planejadas nos EUA. Consequentemente, espera-se que os produtos refinados ganhem mais proeminência no complexo energético, o que deverá conduzir a posições mais altistas.

Enquanto os destilados médios têm um futuro incerto com o fim do inverno, o que reduz a procura de heating oil (baixista), ainda há expectativas de uma maior procura de diesel devido à recuperação da atividade industrial e aos cortes nas taxas de juro no horizonte (altista). A gasolina, por sua vez, tem muito espaço para uma valorização este ano.

Há alguns riscos significativos que precisam ser levados em conta, como a inflação resiliente nos Estados Unidos, que está lançando dúvidas no mercado sobre quando haverá cortes nas taxas de juro no país. No entanto, os dados apoiam uma visão de alta para a gasolina, e esse será o foco deste relatório.

A demanda de gasolina ultrapassa os 9 milhões de bpd pela primeira vez em 2024

Não há como não olhar para os dados referentes à gasolina nos Estados Unidos e ao menos especular sobre um possível cenário de alta para esta commodity energética nos próximos meses.

Apesar das baixas temperaturas reduzirem a mobilidade, impactando o consumo de gasolina no início de 2024, dados da EIA mostram um aumento de 546 mil barris por dia (+6,45%) na demanda de gasolina na semana encerrada em 01/03, o maior valor registrado para esta época do ano desde 2021.

Este fato é em parte explicado pelo forte desempenho da economia americana, que cresceu 2,1% em 2023, suportando a resiliência do mercado de trabalho do país, que em fevereiro registrou um aumento nos empregos não agrícolas de 275 mil vagas de emprego.

Se, do lado da procura, os dados mostram um cenário de alta, do lado da oferta, alguns fundamentos de baixa começaram a dissipar-se. Os grandes estoques constituíam o principal obstáculo à subida dos preços do RBOB. Até agora, os estoques de gasolina aumentaram pouco mais de 1% em 2024, uma das menores acumulações dos últimos anos e, em fevereiro, mais de 14 milhões de barris foram retirados dos inventários.

O consumo de gasolina aumenta naturalmente à medida que nos aproximamos da Driving Season nos Estados Unidos, mas as perdas de produção devidas as paradas não planejadas das refinarias estão impactando o mercado.

A atividade de refino nos Estados Unidos enfrenta desafios

O atual baixo nível de utilização das refinarias tem exercido uma pressão ascendente sobre os produtos refinados, tendo caído para menos de 81% em algumas semanas de fevereiro, abaixo da média dos últimos 5 anos.

Neste cenário, uma das zonas mais preocupantes é a região da Costa do Golfo (PADD 3), onde se encontra a maior parte das infraestruturas de refino do país. Aqui, as refinarias estão menos protegidas contra o frio extremo e a falta de proteção durante o inverno contribui para falhas de energia ou danos nas suas estruturas operacionais, resultando em paradas temporárias.

Os níveis de utilização das refinarias na região caíram mais de 14%, mas recuperaram nas últimas semanas, atingindo 85,3% no último relatório da EIA.

Com a menor produção de derivados de petróleo entrando no mercado, os estoques foram consumidos nas últimas semanas. Os inventários de destilados médios estão em mínimas históricas, 10% abaixo da média dos últimos 5 anos, mas espera-se que a pressão altista sobre os preços seja restrita à medida que nos aproximamos do fim do inverno, reduzindo a procura de heating oil.

Quanto à gasolina, cujos estoques estão 2% abaixo da média dos últimos 5 anos, há margem para uma valorização significativa. Em 2024, o RBOB, o contrato de futuros de referência para a gasolina, já registram um aumento de +20% ($0,43 por galão).

O sentimento de alta da gasolina está crescendo no complexo energético, apoiado pelos dados de emprego nos Estados Unidos, pelos problemas no setor de refino do país e por um aumento gradual da demanda, que ultrapassou a marca dos 9 milhões de bpd na semana passada.

Será importante observar a intensidade da pressão sobre os estoques de gasolina do país nas próximas semanas. Se continuarem a ser consumidos ao ritmo atual, um dos poucos fatores fundamentais de baixa do mercado será dissipado.

No entanto, ainda existe um risco considerável de que a redução das taxas de juros americanas seja adiada. Uma mudança nos ventos econômicos favoráveis poderia ter um impacto dramático no consumo de gasolina este ano. Embora não seja o cenário mais provável, este é um risco presente no complexo energético.

*A hEDGEpoint Global Markets é uma empresa especializada em gestão de risco, inteligência de mercado, e execução de hedge para a cadeia de valor global de commodities, com larga experiência nos mercados agrícolas e de energia. Está presente em cinco continentes e oferece aos clientes produtos de hedge baseados em tecnologia e inovação, mantendo o cliente como ponto central de todos os processos. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma. Visite nosso site.