Search
Close this search box.

JBS realiza testes bem-sucedidos com biodiesel em caminhão DAF 530: Novo combustível à caminho do mercado

Os novos resultados favoráveis do teste com biodiesel B100 fortalecem a posição da JBS no cenário da matriz energética brasileira.

JBS divulgou recentemente resultados positivos de um teste de seis meses utilizando biodiesel 100% (B100) em um caminhão DAF 530. O veículo percorreu quase 60 mil quilômetros entre Lins e o porto de Santos, demonstrando rendimento equivalente ao diesel convencional e uma redução de até 80% nas emissões de dióxido de carbono. Os testes também indicaram desempenho positivo, tanto na eficiência do veículo quanto na preservação de componentes essenciais no combustível. O resultado reforça a viabilidade do biodiesel como uma alternativa sustentável para a matriz energética do transporte brasileiro e pode garantir mais um combustível para o mercado nacional no futuro.

Testes da JBS com biodiesel B100 em caminhões DAF 530 garantem resultados positivosA JBS, gigante global no setor alimentício, divulgou os resultados promissores de um projeto de seis meses que testou o uso de biodiesel (B100) em um caminhão DAF 530, fabricado pela holandesa DAF. O veículo percorreu a rota logística entre Lins (SP) e o porto de Santos, abastecido apenas com biodiesel produzido pela JBS Biodiesel.

Os resultados indicaram rendimento equivalente ao diesel convencional, além de uma redução de até 80% nas emissões de dióxido de carbono. O diretor comercial da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, destacou a relevância dos seis meses de operação, reforçando que o uso do B100 se mostra uma ótima opção para o futuro.
Segundo ele, a emissão inferior de gás carbônico em comparação ao diesel fóssil torna o biodiesel uma opção mais limpa, biodegradável e eficiente do ponto de vista ambiental. Os testes também confirmaram a viabilidade do biodiesel como substituto imediato, compatível com os motores já existentes na indústria.
Caminhão DAF 530 mostrou grandes resultados nos testes da JBS
Durante o período de testes, o caminhão DAF 530 percorreu quase 60 mil quilômetros, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos da JBS. Com aproximadamente 35 mil litros de biocombustível B100 consumidos, os resultados dos testes indicaram uma performance positiva, tanto no desempenho do veículo quanto na preservação de componentes essenciais, como o motor.
Por Andriely Medeiros
PetroSolGas