Search
Close this search box.

ANP intensifica ações para combater irregularidades no setor de lubrificantes

Os criminosos não estão de olho apenas no setor de combustíveis! A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apreendeu 137.984 litros de lubrificantes com irregularidades no primeiro semestre de 2023, segundo dados do boletim próprio relativo ao período.

Os óleos lubrificantes foram os produtos com maior volume de apreensões pela agência nos primeiros seis meses do último ano, seguidos de óleo diesel marítimo (118 mil litros), gasolina C (84 mil litros) e etanol hidratado (73 mil litros).

De acordo com a Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (SFI), da ANP, nesses seis meses, as análises realizadas em amostras de óleo lubrificante identificaram a falta de aditivação como a irregularidade com maior ocorrência (43,33% do total), seguida de problemas na viscosidade (30%).

A agência informa que a apreensão de lubrificantes totalizou um volume de aproximadamente 568 mil litros no ano passado.

ANP e o Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML)

A ANP também está atenta à qualidade dos lubrificantes. Segundo dados atualizados do Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML), divulgados pela agência em dezembro, foram analisadas um total de 326 amostras, coletadas entre setembro e outubro de 2023. Nessa edição, foram coletados lubrificantes em 249 municípios, de16 estados. Os índices de conformidade para registro e qualidade observados nas amostras coletadas foram de 96,9% e 87,7%, respectivamente.

Suspeitou de irregularidades? Denuncie

Os consumidores devem ficar atentos na hora de comprar lubrificantes, evitando, assim, dor de cabeça e possíveis danos aos veículos.

Se notar alguma diferença, ou qualquer outra irregularidade, pode denunciar junto à ANP pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou pelo Fale Conosco, na página https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

Por: Alessandra de Paula

07/02/2024